ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Falcatrua na Federação de Cezário agora está sob sigilo

Por Jheferson Gamarra, Mylena Fraiha e Lucia Morel | 20/05/2025 06:00
Falcatrua na Federação de Cezário agora está sob sigilo
Cezário preso no ano passado em operação por fraudes na Federação de Futebol (Foto: Arquivo

Cartão Vermelho - A ação penal da Operação Cartão Vermelho, que apura um esquema de lavagem de dinheiro na FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), passou a tramitar em sigilo por decisão da Justiça estadual. O bloqueio ao processo ocorreu após o dia 5 de maio, data em que foi realizada, por videoconferência, a audiência de instrução e julgamento. Até então, os autos estavam acessíveis ao público pelo site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Rejeitados - Antes do sigilo ser decretado, um dos últimos andamentos revelou que o juiz Márcio Alexandre Wust, responsável pelo caso, rejeitou uma série de pedidos apresentados pelas defesas dos réus. Entre eles, estava a solicitação de anulação das interceptações telefônicas que embasaram parte da investigação. A operação, deflagrada no ano passado, desarticulou um esquema que teria movimentado recursos de forma ilícita dentro da entidade que comanda o futebol no Estado.

Construção - Nesta terça e na quarta-feira (20 e 21), o governador Eduardo Riedel e o presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, estarão em Brasília. Entre as diversas agendas dos tucanos, está marcada uma visita ao presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, para discutir o possível ingresso dos dois na sigla.

Condições - Em conversas recentes com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Azambuja condicionou sua ida à hipótese de uma eventual candidatura de Bolsonaro à presidência em 2026. Contudo, caso ele não possa disputar a eleição, por estar inelegível no momento, seu ingresso no partido dependeria do apoio à candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao cargo de presidente.

Ex-prefeito - Durante a oitiva da CPI do Consórcio Guaicurus, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Maicon Nogueira insistiu em diversas ocasiões que o ex-prefeito e atual vereador Marquinhos Trad (PDT) fosse convocado para depor na condição de ex-chefe do Executivo municipal, e não apenas como parlamentar. Incomodado com a insistência, Marquinhos reagiu de forma irônica.

Prima rica - “Deveria convocar a tua prima”, afirmou Marquinhos, insinuando um vínculo familiar entre Maicon Nogueira e a atual prefeita Adriane Lopes (PP), que foi sua vice durante seus mandatos à frente da prefeitura. Ainda segundo Marquinhos, a esposa de Maicon teria sido nomeada diretora de uma Emei por indicação da prefeita.

Ausente não fala – Ainda durante o debate na CPI o vereador Maicon Nogueira insistiu na convocação de Marquinhos Trad (PDT) para prestar depoimento na condição de ex-prefeito. “Como o senhor disse hoje em entrevista, que tem participado desta Comissão, então o senhor tem muito a contribuir”, argumentou Nogueira. Marquinhos retrucou, dizendo que o colega nem sequer estava presente em todas as oitivas.

"Respeite meu luto" - Em resposta, Nogueira acabou com o trelelê da maneira menos esperada, explicou que sua ausência se deu pela morte da avó e cobrou respeito: “Se o senhor não gosta da sua avó e não vai ao velório dela, eu peço que respeite o meu luto”, declarou o vereador.

Coffee break na conta – Para atender visitantes, servidores e até a imprensa, a Câmara Municipal de Campo Grande prorrogou por mais 12 meses o contrato com a empresa Dois Amores Comércio de Doces e Salgados LTDA - ME, responsável pelo fornecimento de salgados e bolos. O segundo termo aditivo, assinado em 12 de maio, prevê reajuste de 5,53% nos valores contratados, com base no IPCA. O novo valor do contrato é de R$ 163.890,35, com vigência de 12 de maio de 2025 a 11 de maio de 2026.

Em alta patente - O corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, formalizou elogio a três policiais militares sul-mato-grossenses por sua atuação exemplar. Os homenageados são o subtenente Alessandro Benites Thiry, o sargento Aurilucio da Silva D’auria e o cabo Alexandre Delgado Lopes. De acordo com a portaria assinada pela Corregedoria Nacional, os militares demonstraram elevado comprometimento, cortesia e espírito público ao prestar apoio à comitiva do MP.

Nos siga no Google Notícias