ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Jogo de empurra eterniza convênios considerados ilegais

Waldemar Gonçalves | 20/07/2016 06:00

Demissões confusas – Obrigada a demitir funcionários contratados por meio de convênios declarados ilegais, a Prefeitura de Campo Grande entrou em um jogo de empurra com as conveniadas, a Omep e a Seleta. Segundo a administração municipal, a confusão mais recente, envolvendo terceirizados que constam em uma “lista paralela” de demissões, é da Seleta, que por sua vez culpa a Prefeitura. Criou-se a irreal figura dos demitidos, mas empregados. A questão segue na Justiça e as demissões incertas, para temor dos funcionários.

Briga de comadres – Vídeo que circula nas redes sociais com discussão entre o vereador Ademar Vieira Junior, o Coringa (PSD), e um morador do bairro Los Angeles promete render muito ainda. Depois de publicar o vídeo e ouvir o vereador, o Campo Grande News recebeu a visita do morador, pedindo direito de resposta. Com a outra versão publicada, o advogado de Coringa pede a tréplica. Talvez uma boa conversa resolvesse tudo.

Mistério – Até o fechamento desta coluna, por volta das 20h de ontem, ainda era um mistério o paradeiro da tenente-coronel PM Itamara Romeiro Nogueira, presa por matar a tiros o marido, major da PM. Ela conseguiu no começo da tarde ordem para deixar o Presídio Militar, mas horas depois ninguém, nem o advogado, confirmava se ela estava solta ou ainda na cadeia.

Teatral – Vale lembrar que, dias antes, a oficial da PM, já presa, protagonizou verdadeiro teatro na porta de uma delegacia, quando uma 'atriz' foi usada para disfarçar a chegada da policial para prestar depoimento. Quanto ao caso, a defesa dela alega legítima defesa, enquanto a família dele refuta esta versão e conta que o casal vivia 'de fachada'.

Andando por aí – O presidente estadual do PSD, Antônio Lacerda, disse que lideranças do partido, junto com seu pré-candidato a prefeito, o deputado estadual Marcos Trad, já percorreram muitos bairros da cidade recentemente. A intenção, diz ele, é ouvir reivindicações da população e concluir um plano de governo.

Upgrade de gestão – Nestas andanças, a impressão é de que a cidade precisa de um ‘upgrade’ de gestão. Lacerda afirma que existem muitas reclamações em função das condições da cidade. "Antes, tínhamos orgulho da nossa cidade, agora o que vemos é o contrário, diversos problemas".

Foco nas principais – O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Sérgio de Paula, lembra que o foco do PSDB nas próximas eleições são as principais cidades de Mato Grosso do Sul, leia-se Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, pela natural importância no desenvolvimento estadual. "Queremos levar investimentos e projetos em parceria com os futuros prefeitos, que sempre é importante".

Cafezinho para defesa – Vários denunciados da Operação CoffeeBreak apresentaram suas defesas à Justiça, algumas com certas peculiaridades. No caso do ex-prefeito NelsonTrad Filho e do vereador Otávio Trad, ambos do PTB, as defesas são mais sucintas, bem diferentes da apresentada pelo empresário Carlos Naegele, por exemplo, que cita até homenagens e honrarias recebidas.

Trabalho extra – Já os vereadores Airton Saraiva (DEM) e Edson Shimabukuro (PTB) apontam outros rendimentos familiares como justificativa às movimentações bancárias. O vereador Waldecy Batista Nunes, o Chocolate (PTB), ressalta nunca ter indicado cargo nenhum, enquanto Eduardo Romero (Rede) relembra a trajetória de quem começou “por baixo” e sempre cuidou do meio ambiente.

Acusação rejeitada – A unanimidade, porém, é que todos tentam descaracterizar a denúncia, alegando falta de provas consistentes, a chamada “justa causa”. O procurador da Câmara Municipal, André Scaff, por exemplo, alega que seu cargo prevê pareceres jurídicos e isso é polêmico. Na defesa, ele diz que chamar o empresário João Amorim de chefe era apenas para estabelecer um contato mais “amigável”.

(com Alberto Dias, Leonardo Rocha, Michel Faustino e Mayara Bueno)

Nos siga no Google Notícias