ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Juiz autoriza "férias" de Delcídio em SC

Ângela Kempfer e Kleber Clajus | 29/01/2018 06:00

Curtindo o Carnaval - O ex-senador Delcídio Amaral foi autorizado a passar férias em Florianópolis com as filhas e a esposa. Ele vai ficar 15 dias em Santa Catarina e curtir o Carnaval. O acordo de delação premiada estabelece que Delcídio tem de ficar em recolhimento domiciliar em Campo Grande, mas já permitia viagens em dois fins de semana mensais.

Juiz camarada - A autorização foi dada pelo mesmo magistrado que determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente Lula na quinta-feira passada, Ricardo Leite. Delcídio alegou que uma das filhas faz aniversário e por isso a  família estará em Florianópolis entre os dia 5 e 20 de fevereiro.

Sob pressão – Durante feira de calçados, no Centro de Convenções Albano Franco, governador e prefeito foram convidados a medir a pressão arterial. Reinaldo Azambuja (PSDB) até mudou o semblante ao ver o resultado no aparelho eletrônico de aferição: 17/10. Marquinhos Trad (PSD) também não teve um resultado bom, mas esperto, tirou a prova dos 9 em outro equipamento disponível e de 15/10 melhorou um pouco e conseguiu um 14/9.

Justificativa – O governador explicou que havia esquecido de tomar remédio para hipertensão. Ele ainda brincou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, por ter resultado superior ao dele de 14/8.

Sapatão – Um dos destaques do evento foi botina tamanho 63. Azambuja não perdeu oportunidade de 'trolar' Verruck perguntando se o calçado caberia no pé do secretário que calça 21 números a menos. Empresário explicou aos dois que o par estava prometido para rapaz de 2,37 metros, que reside na Paraíba, mas não poderia deixar de trazê-lo ao evento em Campo Grande.

No domingo – Marquinhos Trad implementou reuniões de planejamento semanal nas tardes de domingos, no Paço Municipal. Segundo ele, a ideia consiste em organizar o fluxo de trabalho com entre três e quatro secretários por vez.

Empresa limpa - O Brasil comemora hoje (29) 4 anos da Lei Anticorrupção, que pune empresas acusadas de atos ilícitos contra a administração pública. Nesse tempo, o governo federal iniciou 183 processos contra a iniciativa privada, mas é claro que o boom só veio depois da Lava-Jato. Apenas em 2017, 153 ações foram abertas e até agora elas só renderam 30 penalidades.

Fila inversa - Se analisados os dados, também se percebe que o maior objetivo foi o caixa do governo. Os órgãos que mais utilizaram a norma para investigar grupos privados foram os ministérios da Fazenda, com 62 processos e de Minas e Energia, com 42. A Saúde e os Transportes, dois dos maiores gargalos da corrupção, geraram apenas 34 e 5 processos, respectivamente.

Preto no branco - Nesta semana também se comemora o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28 de janeiro). Entre 2003 e 2017, mais de 43.4 mil pessoas foram resgatadas em situações análogas a escravidão no Brasil, 77,28% deles são negros ou indígenas.

Elas por elas - Dois números mostram dois lados da moeda na questão feminina. Mato Grosso do Sul e o quinto no País com número de mulheres com recém-nascidos em presídios. São 15 gestantes e 16 lactantes. Por outro lado, as mulheres ganham espaço de comando no setor rural. A participação delas na administração de propriedades rurais passou de 10% para 30%, aponta IBGE.

Nos siga no Google Notícias