ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Justiça fará nova tentativa de notificar ex-vereador sobre ação

Ângela Kempfer | 15/01/2021 06:00
Vista da chácara que pertence ao  suplente de vereador Ademir Santana Delmondes, que foi alvo da 4ª fase da Omertà. (Foto: Marcos Maluf)
Vista da chácara que pertence ao  suplente de vereador Ademir Santana Delmondes, que foi alvo da 4ª fase da Omertà. (Foto: Marcos Maluf)


Achamos -   Em petição protocolada na ação que corre na 1ª Vara Criminal em Campo Grande, derivada da 4ª fase Operação Omertá,  o Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) informa novo endereço do suplente de vereador em Campo Grande Ademir Santana Delmondes (PSDB). Por duas vezes, ele foi procurado na casa da ex-esposa, no Jardim Bonança, para ser notificado a responder as acusações, e ela informou não saber onde o réu está.

Mudou – O "novo" endereço informado pelo Gaeco fica no Bairro Caiobá, onde o ex-vereador tem uma chácara. O lugar foi alvo de buscas na operação "Snow Ball", quando foram cumpridos mandados contra investigados de fazer parte de organização especializada em agiotagem e extorsão.

 Tentativa – Agora com o endereço correto do réu, o oficial de justiça vai levar o mandado de citação da denúncia até a casa de Ademir. Depois de receber, ele terá 10 dias para apresentar a defesa prévia na ação.

Negativo – Parecer da procuradora Sara Francisco apresentado à 2ª Vara Criminal na volta do recesso do Judiciário é contrário a pedidos do policial federal Everaldo Monteiro de Assis, preso na 1ª etapa da Omertà. No habeas corpus, o pedido é para anular a ação criminal e, como consequência, colocar “Jabá”, como é chamado, em liberdade.

Tempo – O policial afastado está preso desde setembro de 2019. É acusado de montar serviço de informações sigilosas para abastecer milícia armada acusada de execuções em Campo Grande. Agora, o hc aguarda a decisão dos desembargadores.

Difícil de falar – O secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Pinto, tem sido uma das autoridades mais complicadas de se fazer contato sobre a pandemia de covid-19. Ontem, por exemplo, quando saíram diversas informações sobre o plano nacional de imunização, não foi possível conversar com ele sobre o tema, para dirimir dúvidas da população.

Eclético – No pacote de leis sancionadas pelo prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) nesta quinta-feira (14), há assuntos variados. As novas leis vão de autorização para comprar vacina contra a covid-19 à mudança de nome de rua.

Homenagens - Uma das leis reconhece as provas equestres como Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Outra medida aprovada institui 1º de setembro como o dia policial feminina na cidade.

Dinheiro curto – A nota de 200 reais “flopou”, no jargão da internet usado para falar de fracassos. O BC (Banco Central) colocou em circulação apenas 12,7% do total previsto para 2020. São R$ 11,4 bilhões do total de R$ 90 bilhões em notas fabricadas com o lobo-guará.

App derrubou - "Talvez a medida tenha sido acertada, mas houve erro no cálculo. Na pandemia, embora tenha crescido a demanda por papel-moeda, aumentou muito o uso de aplicativos e de transações digitais", analisa o economista da Fundação Getúlio Vargas, Mauro Rochlin.

Nos siga no Google Notícias