ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

“Ok” para suposta propina teve “joinha” ao lado de prefeita

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta e Caroline Maldonado | 06/04/2024 07:00
Diálogo interceptado pelo Gecoc entre vereador e investigado sobre suposta propina (Foto: Reprodução)
Diálogo interceptado pelo Gecoc entre vereador e investigado sobre suposta propina (Foto: Reprodução)

Por pouco – O Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), um dos braços do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) responsável pela Operação Tromper, deflagrada nesta semana, identificou supostos pagamentos de propina a vereadores de Sidrolândia, cooptados por esquema de fraudes em licitações para desvio de dinheiro público através de contratos milionários com a prefeitura da cidade. A prefeita, Vanda Camilo (PP), não é citada nos relatórios, embora tenha o genro, o vereador da Capital, Claudinho Serra (PSDB), apontado como líder do esquema. Ela passaria ilesa pelas 1.434 páginas que o processo acumulou até agora, não fosse por print de conversa de WhatsApp entre dois investigados.

Sticker – No diálogo interceptado, o vereador Izaquel Diniz, conhecido como Gabriel, cobra “pagamento” de Tiago Basso, ex-servidor da prefeitura e um dos integrantes do esquema, segundo o MP. Ao receber resposta positiva para a suposta propina, o parlamentar devolve com foto em que posa ao lado da prefeita, fazendo “joinha”, em formato de sticker, ferramenta divertida usada no WhatsApp.

Laranjal em Sidrolândia – Em breve uma área de 5 mil hectares entre Campo Grande e Sidrolândia deve ser ocupada por plantações de laranja da Cutrale, empresa famosa na atividade no País. Ela é antiga dona de uma propriedade na região, de 6 mil hectares, a fazenda Aracoara, e após contatos com o Governo Estadual, bateu martelo nos planos de cultivar 1,7 milhão de pés de laranja em área de 5 mil hectares.

Planos para expansão – O Executivo já tinha divulgado a iniciativa no mês passado, mas o assunto voltou à tona em fala do governador Eduardo Riedel. Há intenção da empresa em chegar a 30 mil hectares de pés de laranja no Estado.

Movimentando – Além de movimentar o setor agropecuário, e 84ª Expogrande deverá impactar o comércio da Capital. O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, contou durante a abertura da feira, na noite desta quinta-feira (4), que tem recebido muitos relatos de comerciantes. "As crianças estão indo nas lojas comprar roupa para ir no show da Ana Castelo", disse. A apresentação da sul-mato-grossense será na próxima sexta-feira (12).

Dança das cadeiras – Com arquibancada do Parque de Exposições Laucídio Coelho lotada, o deputado federal, Beto Pereira (PSDB), e a superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto (União Brasil), acabaram dividindo a mesma cadeira na primeira fila da abertura da feira agropecuária. O parlamentar saiu antes do encerramento do evento e a superintendente chegou atrasada. Ambos são nomes na disputa de uma outra cadeira: a de chefe do Executivo Municipal.

Inspiração – Em seu discurso, a prefeita Adriane Lopes (PP) fez questão de elogiar a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel. "Ela é uma inspiração para mim", disse a chefe do Executivo Municipal na abertura da Expogrande. Sentadas lado a lado, elas acompanharam a solenidade juntas trocavam comentários.

Internacional – A abertura oficial na Expogrande 2024 também contou com participação de autoridades estrangeiras. O cônsul honorário do Brasil em Luxemburgo, André Bezerril, e a comitiva do Chile formada pela presidente da Empresa Portuária de Iquique, Magdalena Balcells González, e pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação – CORE Tarapacá, Germán Quiroz, vieram a convite da Prefeitura de Campo Grande, que também inaugurou um estande na Feira voltado para negócios.

Gratidão - A primeira-dama Mônica Riedel não poupou agradecimentos durante o lançamento da campanha de arrecadação de agasalhos na sexta-feira (5). Ela deu destaque à ajuda que recebeu da secretária-adjunta de Governo e Gestão Estratégica, Ana Nardes, e da coordenadora geral da campanha, a servidora da SAD (Secretaria de Administração de MS), Gisele Furquim.

Solução – Como algumas roupas doadas não eram adequadas para o inverno, a primeira-dama teve ideia de fazer bazar para vendê-las e com os recursos comprar outros tipos de peças, como vestimentas de frio para bebês, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias