ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Por dia, vereadores fazem quase 110 pedidos à prefeitura

Ângela Kempfer e Caroline Maldonado | 18/07/2022 06:00
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Milhares - Os vereadores chamam de “indicação” cada pedido feito à prefeitura para prestar algum serviço público cobrado por moradores. Pode ser um tapa-buraco ou a instalação de semáforo, por exemplo. E os números mostram que não falta motivo para solicitações ao município;

Enxurrada - De janeiro a junho, juntos, os 29 parlamentares da Capital fizeram 19,5 mil indicações desse tipo. São cerca de 108 por dia, média de 3,7 por parlamentar a cada 24 horas. Uma enxurrada que envolve ouvir o eleitor, colocar a reclamação no papel e enviar.

Pedido feito - Mesmo sem índice de solicitações atendidas, no fim do semestre boa parte dos vereadores faz questão de divulgar o tanto de indicações que apresentou, como prova do trabalho realizado na área de fiscalização e cobrança de qualidade dos serviços públicos.

Balanço - Com relação aos projetos de lei e outros tipos, os vereadores apresentaram 379 propostas. Dessas, 259 já foram aprovadas e 120 ainda estão tramitando. Dos projetos vetados pela prefeitura, os vereadores resolveram aceitar o 23, rejeitaram dois e sete ainda serão votados. Vetos derrubados pelos parlamentares viram lei mesmo contra vontade da prefeitura.

Mercado de Pulgas - O vereador Otávio Trad (PSD) quer a criação de um “Mercado de Pulgas” em Campo Grande, como são chamados os tradicionais comércios a céu aberto, criados na Europa. Projeto apresentado por ele na Câmara defende a realização sempre no primeiro domingo de cada mês, no estacionamento do Parque das Nações Indígenas.

Só antiguidades - Ele quer que o Mercado de Pulgas de Campo Grande tenha exposição ou troca de objetos usados, artigos colecionáveis, artesanatos, móveis, peças raras, pratarias, artigos decorativos e antiguidades em geral.

Frajola e Lelo - A história do gato Frajola, que conseguiu na Justiça direito de viver em condomínio como “animal comunitário” tem inspirado outras ações pelo Brasil. A última é do gato Lelo, que foi despejado depois de 4 anos vivendo na Biblioteca Municipal Iracema Elias, em Guaxupé (MG). Nas redes sociais, os mineiros compartilharam o caso sul-mato-grossense para pedir apoio e conseguiram reverter a expulsão de Lelo.

Exagerados - Estudo coloca Mato Grosso do Sul como um dos 2 estados com maior crescimento nos índices de abuso de álcool. Pesquisadores saíram às ruas perguntando quem havia exagerado na bebida nos últimos 30 dias. Aqui no Estado, 21,5% disseram quem sim. Em Sergipe, o campeão nesse quesito, foram 23,7%.

6 anos depois... - A média nacional é de 17,1%, bem superior ao mesmo estudo aplicado em 2013, quando a prevalência do consumo abusivo nos 30 dias anteriores à pesquisa era de 13,7%.  A maioria dos que admitiram o excesso é formada por homens, na faixa etária dos 18 aos 39 anos.

Vacinando - Três Lagoas saiu na frente e aproveitou o fim de semana para preparar a campanha de vacinação de crianças de 3 anos a 5 anos, com a Coronavac. A imunização começa hoje e terá duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações. Até ontem, Três Lagoas era o único município a comunicar a abertura dessa fase de vacinação.

Nos siga no Google Notícias