ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Prefeito “doido” faz bingo com futuro de deputado nas redes

Por Jhefferson Gamarra e Kamila Alcântara | 15/09/2025 06:00
Prefeito “doido” faz bingo com futuro de deputado nas redes

Bola de cristal? - Com o ninho tucano esvaziando em Mato Grosso do Sul, o prefeito de Paranaíba, Maycol Queiroz, conhecido como “Maycol Doido” (PSDB), parece ter descoberto um novo passatempo: jogar bingo partidário com o deputado Dagoberto Nogueira. No fim de agosto, cravou nos stories do WhatsApp que o parlamentar iria para o Republicanos, mas, na rodada mais recente, garantiu a ida do amigo parlamentar para o PP, com direito até a número de urna.

No discurso – Apesar do prefeito sinalizar a saída de Dagoberto, na prática o deputado mantém o discurso de permanência no PSDB, mesmo com as recentes mudanças: o ex-governador Reinaldo Azambuja migrando para o PL e o governador Eduardo Riedel recém-filiado ao PP. A estratégia do partido é manter a bancada de três deputados federais nas eleições de 2026, deixando a liderança estadual com o trio formado por Dagoberto, Geraldo Resende e Beto Pereira.

Sem ressentimento - Durante a 48ª edição da Exporã, o governador Eduardo Riedel (PP) comentou a troca de liderança na produção de soja em Mato Grosso do Sul, com Ponta Porã superando Maracaju pela primeira vez desde 2005. Ele afirmou que a mudança representa “orgulho” para o estado e destacou que a competição entre os municípios é saudável. “Minha Maracaju perdeu esse posto e Ponta Porã assumiu, mostrando a força do agro no município e em Mato Grosso do Sul”, disse.

Nostálgico – Durante um evento na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) nesta semana, o ex-governador Reinaldo Azambuja [ainda filiado ao PSDB] aproveitou para gerar conteúdo para suas redes sociais. A postagem foi publicada neste domingo (14) e traz uma foto de quando ele presidiu a entidade. "Foi de 2001 a 2003. Dá uma olhadinha na foto, como o tempo passa rápido: o cabelo ainda era pretinho", brincou.

Empossado – O deputado estadual Pedro Kemp foi oficialmente empossado como presidente do diretório municipal do PT no último domingo. "Um partido forte para novas conquistas e vitórias", afirmou o deputado, que terá ao seu lado Neide Rodrigues como vice-presidente, o vereador de Campo Grande Jean Ferreira como líder de bancada e a vereadora Luiza Ribeiro como membro do conselho fiscal.

Por falar em posse... Também foi empossada a nova diretoria do Sistema Famasul para o quadriênio 2025-2029. O produtor rural Marcelo Bertoni segue na presidência, e a diretoria eleita conta com Mauricio Saito, de Itaporã, como vice-presidente; Frederico Stella, de Aquidauana, como diretor-tesoureiro; e Fábio Olegário Caminha, de Maracaju, como diretor-secretário. “Nosso compromisso continua o mesmo: representar com força, agir com responsabilidade e entregar resultados para o produtor rural e para toda a sociedade”, destacou o presidente.

Juventude - Quem não teve um "cabelo maluco" na adolescência? O presidente de Câmara Municipal Epaminondas Vicente Neto, o vereador Papy (PSDB), não é diferente! Sua esposa Mayara compartilhou fotos dele com a madeixas longas e trançadas, mas que respeitava o estilo de filho de pastor. Roupa social, gravata e óculos já faziam parte da composição.

Gratidão – O sul-mato-grossense e secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, foi consagrado Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica Dom Bosco, a mesma instituição onde concluiu sua graduação e mestrado. Em seu discurso, Eloy ressaltou que a honraria não é apenas sua, mas fruto de uma caminhada coletiva marcada por memória, resistência e esperança. "Este título, mais que reconhecimento, é semente de futuro. É a certeza de que seguimos juntos, transformando força e luta em esperança", afirmou.

Em construção - O Colégio de Procuradores de Justiça do MPMS terá reunião no dia 22 de setembro de 2025 para discutir se envia à Assembleia Legislativa uma proposta de mudança na lei que organiza cargos e funções dentro do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. O assunto será analisado por uma comissão interna formada pelos procuradores Francisco Neves Junior, Mara Cristiane Crisóstomo Bravo e Silasneiton Gonçalves, e pode resultar em alterações na estrutura administrativa da instituição.

Na mira - As prefeituras de Dourados e Laguna Carapã têm 20 dias para informar ao MPMS se estão aplicando as políticas públicas do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). O direito à alimentação adequada é considerado fundamental pela Constituição Federal e integra as diretrizes do sistema. O caso está sob responsabilidade do promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior.