ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Viva Mato Grosso do “SUS”: trocadilho virou recado em inauguração de hospital

Por Gabriel Neris, Geniffer Valeriano, Fernanda Palheta e Helio de Freitas | 22/12/2025 06:00

Do SUS – A inauguração do Hospital Regional de Dourados, no sábado (20), reacendeu o orgulho do SUS (Sistema Único de Saúde) das autoridades sul-mato-grossenses. O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mauricio Simões foi o primeiro a relembrar a frase que viralizou nas redes sociais no início da vacinação contra a covid. O médico encerrou seu discurso unindo a mensagem ao nome do Estado: “viva o Mato Grosso do ‘SUS’”.

Olhar de médico – O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) também exaltou o sistema que garante acesso gratuito a saúde. O tucano, que também é médico, afirmou que as pessoas que defendem e acreditam no SUS sabem o que a inauguração representa para a saúde pública do Estado.

Sem menção – A menção ao SUS entrou nos discursos da maioria das autoridades que discursaram na sequência, exceto da senadora Tereza Cristina (PP). A parlamentar de direita evitou a expressão associada ao campo progressista e exaltou o que pode: “Viva Dourados, viva Mato Grosso do Sul; viva o Brasil e viva os brasileiros”.

Quebra de protocolo – No roteiro oficial não estava, mas entrou em cena assim mesmo. O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), puxou a deputada Lia Nogueira para o palco e passou a palavra fora do script do cerimonial. Justificativa direta: o trabalho dela Casa de Leis, na defesa de melhorias na saúde. Lia aproveitou o microfone e foi sem meia-volta: elogiou o SUS e cravou que é “o melhor sistema de saúde do mundo”.

Resgate da memória – Já o prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), fez questão de puxar a fita para trás. Lembrou que, em 2014, último ano do seu mandato como deputado federal, escolheu a obra do Hospital Regional de Dourados para receber emenda de bancada. O recurso, depois, precisou ser resgatado pelo governo Reinaldo Azambuja, segundo ele, para que a obra finalmente saísse do papel. Sem bravata, fechou com a frase que sempre cai bem em inauguração: “É a realização do sonho de muitas pessoas. Ninguém faz nada sozinho”. Tradução livre: obra tem pai, mãe e fila de padrinhos.

Seguindo o exemplo – Mesmo reiterando sua oposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), admitiu que segue o exemplo do petista como gestor. “E da mesma maneira que eu sempre vi o presidente Lula nunca olhar para nenhum Estado com distinção política nas suas decisões administrativas, a gente também olha os 79 municípios sem nunca ter olhado para distinção política em relação ao governo do Estado”, disse. O progressista já havia dito que não há espaço para polarização na administração pública.

Fica, vai ter bolo – O dia não foi só de entregas e discursos. Com dois aniversários, o de 90 anos de Dourados e 32 anos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), o governador comemorou dobrado com um bolo em cada agenda. O primeiro, da Universidade, tinha até decoração com a logo do governo do Estado. Já o aniversário de Dourados foi marcado pela tradicional música de Parabéns no fim da inauguração do Hospital e o bolo foi levado pela Associação comercial da cidade.

Viva Mato Grosso do “SUS”: trocadilho virou recado em inauguração de hospital
Vereadora Luiza Ribeiro panfletando no Centro (Foto: Henrique Kawaminami)

Prestação de contas – Quem passou pelo cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, no sábado, encontrou a vereadora Luiza Ribeiro (PT). De calça jeans, camiseta e tênis, ela estava distribuindo pessoalmente um jornal com a prestação de contas das atividades do mandato em 2025. Para Luiza, ir às ruas complementa o trabalho feito nas redes sociais e reforça o contato direto com a população.

Último gás – Mesmo com o recesso se aproximando, a vereadora aproveitou os últimos “dias úteis” do ano com agenda fora do gabinete. “A gente começa a descansar semana que vem”, comentou, reforçando que, antes disso, a prioridade é fechar o ano prestando contas diretamente a quem passa pela cidade todos os dias.

Vem aí – Com quase 500 lojas espalhadas pelo Brasil, a Hamburgueria Patties se prepara para desembarcar em pelo menos três aeroportos de Mato Grosso do Sul. A expansão está alinhada ao avanço da Aena, concessionária responsável por Congonhas, o mais movimentado do Brasil, além de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá.