A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Setembro de 2017

18/08/2017 06:20

Com 300m² igreja em universidade é novo cenário para celebrações e casamentos

Thailla Torres
Construída há 2 anos, de estrutura imponente e moderna, ela abriu as portas para missas, cerimônias de batismo e, claro, é novo cenário para casamentos. (Foto: André Bittar)Construída há 2 anos, de estrutura imponente e moderna, ela abriu as portas para missas, cerimônias de batismo e, claro, é novo cenário para casamentos. (Foto: André Bittar)

No centro da universidade, com projeto estratégico para receber a luz do sol sobre o altar, a primeira Igreja Universitária Salesiana do Brasil é um cartão postal da Universidade Católica da Dom Bosco em Campo Grande. Construída há 2 anos, de estrutura imponente e moderna, ela abriu as portas para missas, cerimônias de batismo e, claro, é novo cenário para casamentos.

Em 25 de agosto de 2015 o espaço foi inaugurado para receber até 575 pessoas. A data escolhida foi também em comemoração aos 200 anos de Dom Bosco. Planejada e executada por um empresa do interior de São Paulo, a construção moderna surgiu em um ponto para que seja vista pelas pessoas onde quer que estejam dentro da UCDB. "O formato de trapézio é também a forma geométrica do abraço, que significa que aqui é um espaço para todos serem acolhidos", explica Gillianno Mazzetto, pró-reitor de desenvolvimento institucional.

Já os móveis, o altar e a cruz que foram desenhados pelo designer francês Stethane Chanbry. (Foto: André Bittar)Já os móveis, o altar e a cruz que foram desenhados pelo designer francês Stethane Chanbry. (Foto: André Bittar)

Com área de 300m², a estrutura foi implantada no campus da universidade de forma que o sol das 9h da manhã incida sobre o altar. "O porquê disso? Isso segue uma tradição cristã antiga, em que as construções de igrejas consideram que Jesus era sol do templo", explica.

Do lado de fora, o detalhe da fachada é o projeto de uma coroa, com portas enormes para lembrar uma passagem bíblica. "Lembra a passagem a qual Jesus disse: Eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo", cita. "E essa mesma reproduzida na capela do santíssimo dentro da igreja, onde ficam as hóstias".

Os bancos são de madeira como de missa da comunidade mesmo, mas com detalhe estofado. O vitral em tons de azul com formatos de onda, veio do interior de Minas Gerais. "É para lembrar os sopros de Deus na nossa vida".

Com pé direito de 10m de altura, o interior é tomado por obras de arte. Pinturas assinadas por Mário Bogani vieram da Itália. Já os móveis, o altar e a cruz que foram desenhados pelo designer francês Stethane Chanbry. Em formatos de ninhos, os lustres foram produzidos a mão, usando cobre reciclado.

Quem entra se depara com pinturas que representam a família e a educação. "De um lado você tem uma pintura grande de Maria Educadora de Dom Bosco, que representa a ternura educativa. Do outro temos Dom Bosco, educador dos jovens. Porque ali, recebemos a juventude para conhecer a vida de Deus", explica.

Detalhe do lustre feito de cobre. (Foto: André Bittar)Detalhe do lustre feito de cobre. (Foto: André Bittar)
Igreja tem capacidade para 575 pessoas. (Foto: André Bittar)Igreja tem capacidade para 575 pessoas. (Foto: André Bittar)

Agora a igreja é aberta a toda comunidade. Além de missas de formaturas, quem tiver interesse pode agendar casamento, batismo e celebrações especiais.

Por conta do funcionamento da universidade, os matrimônios são realizados somente aos sábados às 17h ou às 19h. Já os batizados são feitos sempre no segundo domingo de cada mês, durante a missa das 19h15.

Nas duas situações é necessário agendar com pelo menos 20 dias de antecedência. Para o casamento, além de documentos pessoais, é exigido o certificado do curso de noivos, e quanto aos valores é necessário entrar em contato com a pastoral no telefone: (67) 3312-3429.

Celebração - Há missa toda segunda, terça e sexta às 18h30. Para os alunos, há celebração toda quarta e quinta-feira às 9h e 20h30. Aos domingos às 19h15 com estacionamento gratuito.

"A igreja dentro da universidade trouxe uma mudança muito grande. Todo mundo visita, reza e criamos um ambiente acolhedor para que todo mundo participe. É um espaço propício para acalmar o coração" explica o padre João Marcos.

Curta o Lado B no Facebook.

Durante o dia a fachada é belíssima aos olhos dos visitantes. (Foto: André Bittar)Durante o dia a fachada é belíssima aos olhos dos visitantes. (Foto: André Bittar)



imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.