ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Arquitetura

Com apenas 11 moradores, Casa do Estudante Jamic volta a cogitar fechamento

Segundo funcionários, poucos moradores inviabilizam manutenção das portas abertas

Ana Beatriz Rodrigues | 21/09/2020 17:33
Fachada da casa do estudante "Jamic" em Campo Grande / MS (Foto:Kisie Anoiã)
Fachada da casa do estudante "Jamic" em Campo Grande / MS (Foto:Kisie Anoiã)

A Casa do Estudante “Jamic” ameaça novamente fechar as portas. Com quase 40 anos de história, caiu consideravelmente o número de internos em um dos pensionatos mais antigo da Capital.

Hoje, são apenas 11 estudantes no local o que inviabiliza manter o prédio. “Não esta compensando para Associação administrando no negativo”, conta Roberto Akira Kojima, associado da Jamic.

È a segunda vez que o lugar fala em fechar as portas. A primeira foi em 2015, também por falta de estudantes e verba para se manter em pé. Só que hoje com a pandemia as coisas está bem mais difíceis. Segundo a administração, além do numero muito pequeno de moradores,  alguns não têm mais como pagar o aluguel.

Fundada em 1981 o pensionato de Campo Grande, está fechando as portas por falta de dinheiro (Foto:Kisie Anoiã)
Fundada em 1981 o pensionato de Campo Grande, está fechando as portas por falta de dinheiro (Foto:Kisie Anoiã)

A decisão oficial sairá na sexta-feira, após a reunião com todos os associados da cooperativa.

O terreno foi doado pela prefeitura em 1981, primeiro para atender aos filhos dos produtores da Jamic (Colônia Agrícola de Imigração Japonesa), na região de Terenos. Em 82, a Associação já tinha erguido a casa com 24 quartos, separado em duas alas, a feminina e a masculina. O lugar tem sala, refeitório e lavanderia.

Segundo o Campo Grande News apurou, os estudante pagam R$ 500 de aluguel. O prédio, com estrutura muito velha, tem como uma das poucas vantagens a localização central, fica na avenida Ernesto Geisel. "Se tiver que usar geladeira e internet, tem de pagar separado", conta uma das pessoas que vive no lugar, mas pediu para não ter o nome divulgado.

O local tem 24 quartos, com capacidade para até 4 pessoas. É separado em duas alas, a feminina e a masculina. O lugar tem sala, refeitório e lavanderia. Como a área foi doada apenas para este fim, se não for pensionado, a casa terá de fechar as portas e voltar para as mãos da prefeitura, que poderá fazer qualquer coisa com o prédio, inclusive, demolir.

A história começou quando a Colônia Jamic, formada por japoneses que deixaram o Japão após a 2ª Guerra Mundial, foi fundada em Terenos, município a 25 quilômetros de Campo Grande. Para que as crianças das famílias da Associação pudessem estudar, surgiu a casa do estudante. Assim, com preço bem acessível, era possível frequentar uma boa escola na Capital.

Há 5 anos, quando a primeira crise quase fechou o lugar, o pensionado tinha 18 estudantes, apenas 3 deles orientais.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias