ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Espelho: solução para aumentar espaço e realizar sonho de morador

Projeto da arquiteta Inara Medeiros mostra como foi possível realizar os sonhos de um morador no bairro Jardim Panamá

Thailla Torres | 15/07/2020 07:04
Espelho na área gourmet trouxe sensação de amplitude. (Foto: Janaina Lott)
Espelho na área gourmet trouxe sensação de amplitude. (Foto: Janaina Lott)

Metragens reduzidas não significam, necessariamente, ter um ambiente apertadinho. Boas soluções de decoração ajudam espaços pequenos e, de quebra, tornar o ambiente ainda mais acolhedor ou a cara do dono.

Para otimizar um cantinho desta casa no Jardim Panamá e trazer sensação de amplitude no espaço gourmet integrado à sala, a arquiteta Inara Medeiros – pós graduada em iluminação, responsável pelo projeto, integrou os cômodos e utilizou o espelho, dentre diversos detalhes, como solução esperta para ampliar e deixar tudo confortável para o dono que ama receber amigos e familiares em casa.

“O sonho dele era que toda a área social da casa fosse integrada para receber bem. E assim, integramos a cozinha com o espaço gourmet, tornando-os um único espaço, não há outra cozinha na casa, somente o espaço gourmet interno que ainda é integrado com o home”, explica a arquiteta.

Sala foi integrada à área gourmet. (Foto: Janaina Lott)
Sala foi integrada à área gourmet. (Foto: Janaina Lott)
Hall de entrada também com uso do espelho. (Foto: Janaina Lott)
Hall de entrada também com uso do espelho. (Foto: Janaina Lott)

Usar o espelho no espaço gourmet até soa como espanto para alguns, já que o item é mais explorado em hall de entrada, áreas íntimas, onde o movimento não é intenso. Mas, neste caso, Inara explica que o uso se deu pela sensação de amplitude e também para ressaltar a beleza do espaço que traz uma paleta de cores em tons de cinza e preto, mas sem perder o aconchego.

“Escolhemos usar um espelho justamente naquela parede porque ela reflete toda a beleza que o espaço tem, a mesa, a ilha, o detalhe do revestimento amadeirado na bancada da pia e inclusive os armários, além de dar aquela duplicada no espaço, trazendo a sensação de amplitude”, explica.

A parede é grande, por isso, não foi possível instalar um espelho inteiro no formato. A solução foi um espelho paginado que, em caso de quebra, fique fácil para trocar. “Escolhemos um modelo de espelho paginado com acabamento em bisotê, para ficar mais sofisticado e elegante, então usamos uma forma geométrica, a mesma que usamos na pintura da parede do home”.

Adega planejada é ponto alto da decoração. (Foto: Janaina Lott)
Adega planejada é ponto alto da decoração. (Foto: Janaina Lott)
Adega foi feita em aço carbono preto e tiras de couro costuradas manualmente. (Foto: Janaina Lott)
Adega foi feita em aço carbono preto e tiras de couro costuradas manualmente. (Foto: Janaina Lott)

Utilizar espelhos em todos os ambientes da casa estão cada vez mais em alta,  explica a profissional. “Por conta dos espaços estarem cada vez mais reduzidos e a utilização deste traz a sensação de que o ambiente tem literalmente o dobro do espaço, eles fazem uma espécie de ilusão de ótica, além de trazer elegância, requinte e refletir mais a iluminação – seja artificial ou natural. Eles podem mudar completamente a decoração, porém tudo depende do planejamento de sua disposição para evitar efeito contrário”.

Os acabamentos e cores, variam. Entre as cores, o mais tradicional é a prata, sugere. “Também existe a cor bronze, lindíssimo, uso muito em meus projetos, porém tem um custo um pouco mais elevado, mas é opção que permite sair do óbvio. Outro detalhe que agrega valor e também muito requinte é o acabamento na borda, o bisotê”, ensina.

Apesar de não existir regra para o uso do espelho, é preciso ficar atento ao planejamento do ambiente, escolha do estilo, tamanho, modelos e sua cor, que devem estar de acordo com o espaço e em harmonia com os objetos e detalhes, observa Inara.

Sala em tons de cinza e preto, mas sem nenhuma frieza. (Foto: Janaina Lott)
Sala em tons de cinza e preto, mas sem nenhuma frieza. (Foto: Janaina Lott)

Na reforma que durou oito meses, a arquiteta abusou do estilo contemporâneo e industrial. “O cimento queimado remete muito a esse estilo e foi o nosso ponto de partida. A paleta monocromática do preto também traz a elegância que a casa apresenta”.

O espaço gourmet é diretamente integrado com o home, onde é possível receber os amigos de forma que fiquem todos juntos, porém, há uma porta de vidro modelo ‘stanley’ que possibilita a privacidade.

A madeira entra em cena no espaço gourmet, no revestimento geométrico da bancada da pia, destacado por uma iluminação, e na mesa em balanço da ilha central, para dar a sensação de aconchego ao ambiente. “E o preto utilizado na marmoraria traz o conforto da limpeza, por ser uma área que contém churrasqueira, além ainda de compor com a paleta de cores escolhidas para o projeto”

Já no home, destaque para a adega em aço carbono preto e tiras de couro costuradas manualmente. “Planejamos cuidadosamente para este cantinho. A pintura geométrica na parede, com partes em cimento queimado e partes em tinta acrílica completa a sutiliza e elegância. E para fechar, um toque de verde nas almofadas do sofá para dar leveza e alegria ao ambiente”, evidencia.

No hall de entrada, o espelho também entra em cena com uma paginação mais detalhada e revela a paixão que o proprietário tem por pedalar. “O suporte também em aço carbono preto, apoia a bicicleta e ao mesmo tempo decora o espaço”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias