ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Arquitetura

Feita com pneus e tinta, lixeira para reciclagem é barata e fácil de produzir

Thailla Torres | 12/11/2017 07:30
Modelo da Rua Ceará em frente a loja de pneus.
Modelo da Rua Ceará em frente a loja de pneus.

Muita gente não sabe o que fazer com aquele pneu usado. Ainda mais quando são aqueles desgastados que nem dá para vender como "meia vida". E nessa onda "Faça você mesmo" a gente encontrou um jeito fácil e barato de não deixar o material de borracha espalhado por aí sem uso e, de quebra, ainda incentivar a reciclagem.

Uma loja de pneus na Rua Ceará provou o quanto é simples reutilizar com investimento pequeno. Basta separar 4 pneus comuns para produzir cada lixeira. "Nós parafusamos um pneu em cima do outro, pintamos com tinta esmalte e usamos uma placa de metal com dobradiças para tampar e proteger do acúmulo de água", explica o gerente Rafael Santos.

Na internet, também não falta dica para providenciar um jeito de separar o lixo para os catadores. Outro maneira super fácil é recortar as laterais dos pneus e amarrar bem forte um ao outro com arames. O último pneu precisa ficar com lateral aberta para servir de base no solo. Para colorir, é só usar tinta de esmalte sintético ou a óleo nas cores que desejar. Geralmente, um lata com 1 litro de tinta custa entre R$ 20,00 e R$ 30,00 em lojas de materiais para construção na cidade.

Para que o pneu de apoio não acumule água e vire criadouro de mosquito da dengue, basta fazer furos no fundo e colocar pedra brita com areia, além de servir como dreno, o material garante o peso da lixeira.

Para usar os símbolos corretos, lembre que azul é para deposito de papel, a lixeira vermelha recebe plástico, verde é para vidro, marrom para material orgânico e amarelo para metal. Se você quiser ir além da divisão, ainda tem a cor laranja para resíduos perigosos e o cinza para resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Veja outros modelos de lixeira e se inspire, o meio ambiente agradece. 

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Um exemplo fácil de fazer que pode ser colocado em qualquer lugar.
Um exemplo fácil de fazer que pode ser colocado em qualquer lugar.
Sugestão com suporte.
Sugestão com suporte.
Uma lixeira mais divertida.
Uma lixeira mais divertida.
Nos siga no Google Notícias