ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Pandemia fez família levar cozinha para fora e ter gourmet dos sonhos

Confira o antes e depois da reforma de um espaço gourmet lá no bairro Monte Castelo; dica maior é o paisagismo

Thailla Torres | 28/02/2021 08:41
Resultado após 3 meses de obra (Foto: Jéssica Morais)
Resultado após 3 meses de obra (Foto: Jéssica Morais)
Cozinha foi feito nesse espaço da varanda, pouco utilizado (Foto: Jéssica Morais)
Cozinha foi feito nesse espaço da varanda, pouco utilizado (Foto: Jéssica Morais)

Não é novidade que o “fica em casa” do último ano fez muitos moradores olharem para o lar com mais sensibilidade. Decoração no estilo “faça você mesmo”, reformas e a inclusão de uma área social mais confortável foram grandes apostas. Foi assim na casa de uma família no Monte Castelo que sonhavam com um gourmet moderno para confraternizar de maneira mais confortável.

“Como obrigatoriamente as pessoas tiveram que se resguardar, começaram a reparar mais em alguns cantinhos de sua casa e criar ou melhorar o espaço para estar com a família. Logo um dos espaços mais pedidos do momento foram as áreas gourmets”, conta a arquiteta Jéssica Morais.

Escolha dos tons e revestimentos modernos, como o cimento queimado do porcelanato e paredes (Foto: Jéssica Morais)
Escolha dos tons e revestimentos modernos, como o cimento queimado do porcelanato e paredes (Foto: Jéssica Morais)

Responsável pelo projeto no Monte Castelo a ideia era garantir maior presença dos moradores em casa e melhorar o conforto. Neste espaço, o pedido da cliente era ocupar o espaço de uma varanda pouco utilizada em anexo da casa com os fundos e assim ganhar um espaço gourmet que eles não tinham junto à cozinha do dia a dia.

“O local onde era a cozinha se transformou em outro espaço muito necessário na pandemia, o "home office". Desta maneira, a cozinha saiu, e otimizamos o espaço criando um conceito de cozinha gourmet: ideal para o dia a dia e também para receber aos finais de semana a família com todo conforto e interação”, destaca a arquiteta.

A transformação foi desafiadora, afirma. “Na semana em que iniciamos a obra, a cliente descobriu uma gravidez, e o desafio aumentou: correr contra o tempo para finalizar antes do nascimento e ter que buscar soluções e muita paciência com a falta de materiais, atraso nas entregas por conta da falta dos mesmos na pandemia, além dos altos preços”, lembra.

Proposta foi modernizar a fachada dos fundos, utilizando materiais de rápida execução, como a estrutura metálica (Foto: Jéssica Morais)
Proposta foi modernizar a fachada dos fundos, utilizando materiais de rápida execução, como a estrutura metálica (Foto: Jéssica Morais)

A obra da cozinha durou aproximadamente 3 meses, onde houve a construção de uma piscina, área gourmet e área do pergolado que interliga a área interna da cozinha com a área da piscina.

“A proposta foi modernizar a fachada dos fundos, utilizando materiais de rápida execução, como a estrutura metálica da cobertura adicional que prolongou a varanda com o corredor e do pergolado que também é em ferro. A opção, além de mais rápida, dá menos manutenção”.

Outro detalhe foi a decoração e a escolha dos tons e revestimentos modernos, como o cimento queimado do porcelanato e paredes, o preto nas ferragens e ripado no porcelanato da parede da pia, tendências no momento. “A ilha central permitiu a interação dos moradores com as visitas e a família no momento do uso dos espaços. A piscina foi revestida em vinil, que tem um maior custo-benefício e o piso externo foi escolhido um porcelanato amadeirado específico para áreas externas”.

A “cereja do bolo” foi o paisagismo para dar mais conforto térmico, visual e vida ao espaço.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias