A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

24/09/2019 09:03

Virou "praga", mas nem todo ambiente fica bom com lâmpadas de filamento

Elas podem ser tanto de carbono quanto de led, mas são opções propriamente para iluminar

Alana Portela
As lâmpadas acesas penduradas iluminam a mesa (Foto: Arquivo pessoal )As lâmpadas acesas penduradas iluminam a mesa (Foto: Arquivo pessoal )

As lâmpadas de filamento caíram no gosto popular mesmo, aonde você vai, de churrascaria a casa de comida natureba, elas aparecem aos montes. Em casa também viraram mania, porque são do tipo moderninhas, com pegada retrô. Mas não servem para quem quer iluminar ambientes na concepção mais original. “São confortáveis e intimistas”, afirma Desirée Kimie Matida.

Ela é arquiteta e urbanista e diz que esse estilo de iluminação também proporciona aconchego e pode até ajudar a pegar no sono com mais facilidade. “Acho ideal para abajures, criado mudo, pois aí só usa uma [lâmpada] e por pouco tempo. É boa pra deixar acesa antes de dormir, porque é confortável, ótima pra relaxar e induzir o sono”, afirma Desirée.

Também funcionam bem naquele cômodo de casa que está sem "vida". “Pode usar em cozinha se é mais retrô ou industrial. Fica bom em varandas também ou em parte sobre bancadas de bar, churrasqueira. Tem os modelos mais retrô e o industrial, combinam com metais e coisas mais marcantes”.

A luminária também é opção para ter sobre a pia da cozinha  (Foto: Divulgação)A luminária também é opção para ter sobre a pia da cozinha (Foto: Divulgação)
Elas também combinam com um suporte de madeira, rústico. (Foto: Reprodução/Facebook)Elas também combinam com um suporte de madeira, rústico. (Foto: Reprodução/Facebook)
Dá para instalar em um pedaço de madeira com design mais moderninho. (Foto: Reprodução/Facebook)Dá para instalar em um pedaço de madeira com design mais moderninho. (Foto: Reprodução/Facebook)

A arquiteta explica como funciona essa decoração. “São feitas com filamento de carbono pra gerar a luz e aquece como uma lâmpada incandescente. É tipo uma micro resistência de aparelhos domésticos elétricos pra esquentar. Esse é o contra dela”.

Desirée diz que essas lâmpadas servem mais para enfeites, que iluminação. “Precisa de várias pra iluminar o ambiente, por isso começaram a serem usadas juntas. Quanto maior o filamento, maior o consumo. Gastam até 10 vezes mais”, diz.

Outra opção para quem deseja esse tipo de decoração, porém não quer ter muito gasto na conta de energia é a lâmpada de filamento de led. “São tubinhos de led que imitam o filamento e acesas em ambientes espaçosos, cumprem bem o mesmo papel”. No entanto, as cores podem alterar. “Quanto mais quente na escala, mais amarela tende a ser. Quanto mais fria, mais azulada”, esclarece a arquiteta sobre a diferença entre as iluminações.

Lâmpada com o formato mais alongado também é estilosa  (Foto: Divulgação)Lâmpada com o formato mais alongado também é estilosa (Foto: Divulgação)
As lâmpadas no canto de leitura. (Foto: Divulgação)As lâmpadas no canto de leitura. (Foto: Divulgação)

Na hora de decorar a casa é bacana brincar e variar nos modelos para mesclar estilos. Tem no formato globo, pera, tubo, elipse, vela e outros que vão diversificar a luminária. “São vários, tanto do vidro quanto nos desenhos dos filamentos", comenta Desirée.

O tamanho e a quantidade de lâmpadas variam de acordo com o ambiente onde a luminária será instalada. “As grandes são usadas sozinhas, como lustre único e as menores juntas”, diz a arquiteta.

Aos que gostam de arrumar a casa por sozinhos podem ficar contentes, pois essas luminárias são simples de fazer, basta comprar as lâmpadas, os pendentes e os soquetes. Em Campo Grande, o valor das lâmpadas variam de R$24,00 a R$113,00 dependendo do modelo e da fabricação, led ou carbono. No entanto, analise bem onde vai instalar, para combinar com o espaço.

Essas luminárias pendentes têm os fios mais extensos, que permitem a visualização melhor da decoração e também colabora com a iluminação do espaço.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

 

São vários os formatos de lâmpada de filamento. (Foto: Divulgação)São vários os formatos de lâmpada de filamento. (Foto: Divulgação)
As luminárias também combinam se instaladas sobre o balcão de um bar ou como arandelas. (Foto: Divulgação)As luminárias também combinam se instaladas sobre o balcão de um bar ou como arandelas. (Foto: Divulgação)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.