ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Lado B

Arredores de Orlando, muito além dos parques temáticos da Flórida

Paulo Nonato de Souza | 16/11/2017 11:11
Alugar um carro e pegar a estrada é uma das opções para conhecer os arredores de Orlando. Tampa e St. Petersburg são belos destinos (Foto: Divulgação)
Alugar um carro e pegar a estrada é uma das opções para conhecer os arredores de Orlando. Tampa e St. Petersburg são belos destinos (Foto: Divulgação)

A fama de Orlando está nos seus gigantescos parques temáticos, o SeaWorld Orlando e o Universal Orlando Resort, os mais conhecidos, e Walt Disney World Resort, que fica em Lake Buena Vista, a 31 km. Por isso, além do interesse por compras nos shoppings e outlets, desembarcar nesta cidade do estado da Flórida, sede do condado de Orange, nos Estados Unidos, e não visitar nenhum dos parques soa quase como um desperdício de viagem.

Afinal, os parques são o cartão de visita de Orlando, e estão na programação da maioria dos turistas que aqui chegam, mas visitar esta cidade é uma grande oportunidade para conhecer atrativos que vão muito além dos seus parques temáticos e montanhas-russas, sem falar no ritmo bem menos agitado.

São várias opções de bate-volta, saindo e voltando de Orlando para conhecer encantadoras cidades situadas nos seus arredores. Dos lugares por onde andei a minha lista de sugestões tem Tampa, Cocoa Beach, Clearwater e St Petersburg, todas com distâncias entre 96 km a 174 km, Winter Park, a 11 km, e Celebration, a 33 km, em relação a Orlando, cada lugar mais interessante que a outro, seja pela sua história, praias, museus, belezas arquitetônicas ou pelo modo de vida de seus habitantes, um sem-fim de cenários para eternizar na memória e encher de fotos os seus perfis nas redes sociais.

O Museu Salvador Dalí, o The Dalí Museum, em Saint Petersburg, abriga 1.500 peças do artista catalão, entre quadros, desenhos, esculturas e filmes (Foto: Divulgação)
O Museu Salvador Dalí, o The Dalí Museum, em Saint Petersburg, abriga 1.500 peças do artista catalão, entre quadros, desenhos, esculturas e filmes (Foto: Divulgação)
Área de restaurante do Museu Salvador Dalí com vista para o mar
Área de restaurante do Museu Salvador Dalí com vista para o mar

As distâncias não são longas, os ônibus de excursões circulam diariamente pelas largas e bem cuidadas highways (rodovias), mas se você estiver disposto a percorrer os arredores de Orlando com o conforto de poder decidir para onde ir e na hora que quiser ir, o ideal é alugar um carro.

Pela Interstate 4 (1-4) você vai de Orlando a Tampa. A distância entre as duas cidades é de 136 km, e se tem paixão por automobilismo, pela mesma rodovia ainda poderá visitar Daytona Beach, sede da Nascar, principal entidade automobilística dos Estados Unidos, e do maior circuito de provas da Stock Car americana, o Daytona International Speedway. Orlando fica exatamente no meio do caminho entre Tampa e Daytona Beach, duas cidades com belas praias entre seus atrativos turísticos.

Tampa está a oeste de Orlando. Normalmente o que mais atraem os turistas para esta cidade fundada em 1823 são os loopings radicais e os safáris do Busch Gardens Tampa, um parque temático animal focado na África do Século XIX com área de 136 hectares, mas se este não for o seu único objetivo, então sugiro conhecer Ybor City, um bairro histórico de Tampa que começou a ser formado nos anos de 1880 por imigrantes espanhóis, italianos, principalmente cubanos fabricantes de charutos. Visitar Ybor City é se sentir em Cuba.

A 20 minutos de carro desde Tampa você pode visitar Saint Petersburg. De clima tropical e nome de cidade russa tem fama de fazer calor o ano inteiro, é divulgada como a cidade do sol brilhante, a Sunshine City, reduto de americanos durante o inverno e belas praias, mas vale a pena incluir no roteiro uma visitação aos seus inúmeros museus. Aliás, o que mais tem em St. Petersburg é galeria de arte e museus, tem até o Museu do Holocausto, outra alternativa cultural muito interessante, além de restaurantes e cafés nas calçadas.

Assim, por mais que seja convidativo curtir o sol nas praias de St. Pete, uma referência carinhosa que você ouve por toda parte, sem dúvida uma das principais atração local é o Museu Salvador Dalí, o The Dalí Museum, que abriga a mais ampla coleção de quadros do pintor catalão, fora da Europa, com 1.500 peças, entre quadros, desenhos, esculturas e filmes.

De cara, o museu dedicado a Salvador Dalí, um moderno centro de artes construído à beira-mar por US$ 36 milhões (R$ 122 milhões), já chama a atenção pelas suas formas arquitetônicas. O prédio é um retângulo de concreto, muito aço e vidro em meio a um belo jardim.

Em Winter Park, cidade distante 11 km de Orlando, o passeio pelos canais é simplesmente deslumbrante
Em Winter Park, cidade distante 11 km de Orlando, o passeio pelos canais é simplesmente deslumbrante
Estação de trem em Winter Park, vale a pena uma passada mesmo que só para conhecer o lugar
Estação de trem em Winter Park, vale a pena uma passada mesmo que só para conhecer o lugar

Se você não está com tempo para deslocamentos maiores, mas quer se aventurar pelos arredores de Orlando, vale a pena uma esticada até Winter Park, distante apenas 11 km. É uma cidadezinha de vida pacata que não tem praia, apenas grandes lagos, é bastante arborizada, e pela tranquilidade do lugar, se tornou uma espécie de refúgio de muitas famílias de cidades vizinhas nos fins de semana.

Um dos pontos de encontro em Winter Park é o Central Park, bem modesto em comparação com o de Nova York, mas muito legal também, e outro programa interessante é o passeio pelos sete lagos da cidade em um barquinho quadrado, parecido com uma jangada, que passa por becos de se duvidar que conseguirá passar. No trajeto do Scenic Boat Tour por entre canais com matas de lado a lado, você pode apreciar a simplicidade dos moradores.

Em Celebration você se sente em uma cidade dos desenhos animados de Walt Disney
Em Celebration você se sente em uma cidade dos desenhos animados de Walt Disney

Um pouco mais longe de Orlando, mas nem tanto, tem um lugar chamado Celebration, distante 33 km, que faz você se sentir em um daqueles desenhos animados de Walt Disney. E nem é coincidência porque a cidade de pouco mais de 9 mil habitantes foi construída de maneira planejada em terras da Walt Disney World.

A cidade está a 15 minutos de distância da Disney World e a menos de 30 minutos da International Drive, uma avenida superlarga de Orlando, superatrativa com gigantescos outlats, lojas de produtos eletrônicos e restaurantes, muitos deles comandados por brasileiros.

Celebration é tudo o que ninguém, ou quase ninguém pensa visitar quando planeja uma viagem para Orlando. É uma cidade diferente não só na arquitetura das casas e prédios, todos construídos no mesmo padrão, mas também no comportamento. Além da limpeza das ruas arborizadas, aqui não tem shoppings nem supermercados ou hipermercados, opções de baladas então, nem pensar. Há regras rígidas de silêncio em lugares públicos.

Quando ir - A Flórida tem clima parecido com o do Brasil, e outra semelhança é que o verão é mais chuvoso e o inverno mais seco. Não por acaso você encontra muitos brasileiros por toda parte em Orlando. A média anual de temperatura na cidade é de 23ºC, e no inverno a média fica na casa dos 17ºC. Junho, julho, agosto e setembro são os meses mais chuvosos e de temperaturas mais altas.

O período dos furacões é outro fator importante para se observar antes de fazer as malas. Na Flórida a temporada dos furacões vai de 1º de junho a 30 de novembro. Nem sempre viajar nesse período para Orlando, por exemplo, significa ter de enfrentar algum tipo de fúria da natureza, mas é bom estar preparado porque isso pode acontecer.

Veja esta e outras reportagens de turismo em http://www.lugaresporondeando.com.br

Nos siga no Google Notícias