ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Documentário que mostra origem do português será exibido no MIS

Após passar um tempo na região da Galícia, durante a residência literária, Henrique Komatsu fez descobertas sobre a língua materna

Por Alana Portela | 15/03/2020 08:44
O documentário foi gravado na região da Galícia. (Foto: Reprodução/documentário)
O documentário foi gravado na região da Galícia. (Foto: Reprodução/documentário)

Para compartilhar o conhecimento que adquiriu na Espanha, durante a residência literária, Henrique Komatsu propôs a exibição do documentário “Pacto de Irmãos”. A obra será transmitida no dia 20 deste mês, a partir das 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som) e é aberto ao público.

“O documentário é de 2019, foi produzido na Galícia. Fiquei um tempo por lá durante uma residência que convidaram para escrever. Tive que dar aula numa universidade, ensinar os alunos do segundo grau e realizei workshop. Foi uma experiência produtiva, teve encontros entre artistas e escritores”, conta.

Ele é servidor público e comenta que, poucos sabem, mas a língua portuguesa surgiu na Galícia. “Temos a ideia da língua ser vinculada a Portugal, porém o documentário mostra o contrário”, diz.

Henrique esteve na Galícia a convite da editora galega Axóuxere, do Conselho Municipal de Rianxo e da Deputação da Coruña. Na bagagem, trouxe para Campo Grande um pouco da história e da cultura dessa comunidade autônoma da Espanha, um tanto ignorada pelos brasileiros.

De acordo com o escritor, a língua portuguesa foi forjada, historicamente, nessa porção da península Ibérica conhecida, desde antes da chegada do Império Romano, como a “Gallaecia”. Agora, Henrique quer apresentar aos moradores da Capital a história da língua singular materna, surgida na região da Galícia: o Galego-Português.

“Uma língua formada por povos e culturas célticas, bárbaras, latinas e muçulmanas e que apenas tardiamente tomou rumo meridional, onde floresceu e tornou-se o idioma oficial de um reino estabelecido mais ao sul do Rio Miño, o reino de Portugal”, explica.

Após a transmissão, Henrique vai aproveitar para lançar seu livro de contos “Ototo”, palavra que em japonês significa “irmão mais novo”. A obra foi publicada pela Editora Confraria do Vento, e trata do silêncio vivido no seio de uma família de imigrantes japoneses radicada no Brasil.

Depois da exibição e do lançamento, os convidados vão entrar numa roda de bate-papo para discutir questões voltadas ao tema do filme e conversar sobre o lançamento do livro.

Endereço - O MIS fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - Centro. 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).