ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Documentário que mostra origem do português será exibido no MIS

Após passar um tempo na região da Galícia, durante a residência literária, Henrique Komatsu fez descobertas sobre a língua materna

Alana Portela | 15/03/2020 08:44
O documentário foi gravado na região da Galícia. (Foto: Reprodução/documentário)
O documentário foi gravado na região da Galícia. (Foto: Reprodução/documentário)

Para compartilhar o conhecimento que adquiriu na Espanha, durante a residência literária, Henrique Komatsu propôs a exibição do documentário “Pacto de Irmãos”. A obra será transmitida no dia 20 deste mês, a partir das 19h, no MIS (Museu da Imagem e do Som) e é aberto ao público.

“O documentário é de 2019, foi produzido na Galícia. Fiquei um tempo por lá durante uma residência que convidaram para escrever. Tive que dar aula numa universidade, ensinar os alunos do segundo grau e realizei workshop. Foi uma experiência produtiva, teve encontros entre artistas e escritores”, conta.

Ele é servidor público e comenta que, poucos sabem, mas a língua portuguesa surgiu na Galícia. “Temos a ideia da língua ser vinculada a Portugal, porém o documentário mostra o contrário”, diz.

Henrique esteve na Galícia a convite da editora galega Axóuxere, do Conselho Municipal de Rianxo e da Deputação da Coruña. Na bagagem, trouxe para Campo Grande um pouco da história e da cultura dessa comunidade autônoma da Espanha, um tanto ignorada pelos brasileiros.

De acordo com o escritor, a língua portuguesa foi forjada, historicamente, nessa porção da península Ibérica conhecida, desde antes da chegada do Império Romano, como a “Gallaecia”. Agora, Henrique quer apresentar aos moradores da Capital a história da língua singular materna, surgida na região da Galícia: o Galego-Português.

“Uma língua formada por povos e culturas célticas, bárbaras, latinas e muçulmanas e que apenas tardiamente tomou rumo meridional, onde floresceu e tornou-se o idioma oficial de um reino estabelecido mais ao sul do Rio Miño, o reino de Portugal”, explica.

Após a transmissão, Henrique vai aproveitar para lançar seu livro de contos “Ototo”, palavra que em japonês significa “irmão mais novo”. A obra foi publicada pela Editora Confraria do Vento, e trata do silêncio vivido no seio de uma família de imigrantes japoneses radicada no Brasil.

Depois da exibição e do lançamento, os convidados vão entrar numa roda de bate-papo para discutir questões voltadas ao tema do filme e conversar sobre o lançamento do livro.

Endereço - O MIS fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - Centro. 

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

 

Nos siga no Google Notícias