ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Feira Literária de Bonito é confirmada após 2 adiamentos e começa dia 6

Thaís Pimenta | 01/12/2017 16:06
Um dos organizadores da Mostra, Carlos Porto (camisa branca), fez hoje lançamento oficial da FliB
Um dos organizadores da Mostra, Carlos Porto (camisa branca), fez hoje lançamento oficial da FliB

Depois de alguns contratempos, finalmente, foi lançada a 3ª edição da Feira Literária de Bonito (Flibonito). O evento será de 6 a 10 de dezembro na Praça da Liberdade, região central da cidade

Maria Adélia Menegazzo é a curadora de mais essa edição e, durante o evento de lançamento, pontuou que a feira é muito mais do que apenas um evento, é um projeto. “Temos um projeto que tem a intenção de formar leitores e de aproximá-los dos autores e dos livros”, explicou.

O tema desta Flibonito é “Literatura – a reinvenção da realidade”, o que sugere a reflexão de que a criação do texto literário, as possíveis leituras e interpretações, têm como ponto de partida a necessidade de soltar as amarras da realidade, transformando-a e recriando-a por meio da palavra.

Maria Glória Sá Rosa e Clarice Lispector serão as homenageadas, como escritoras que souber traduzir de forma muito particular um pouco desse tema. Clarice, e sua grandiosa obra literária, seguem influenciando a literatura brasileira, mesmo depois de 40 anos de sua morte. Já Glorinha viveu em prol da valorização da cultura sul-mato-grossense, assim como Flibonito, que assiste aos escritores regionais.

O Dedo de Prosa da 3ª edição valoriza os autores de Mato Grosso do Sul. Edson Moraes, Henrique de Medeiros, Paulo Cabral, Sagramor Farias, Ismael Machado, Gláuber da Rocha, Antônio Anacleto, Mara Calvis, Alexandra Ferreira, Patrícia Lúcia, Viviany Borges, Luciana Souza, Juliana Feliz, Sylvia Cesco, Geraldo Espíndola, Marlene Mourão, André Alves, Rogério Fernandes, Marcos Coelho e Paulo Simões. 

Obras de autores regionais vão participar do evento que será aberto no dia 6 de dezembro.
Obras de autores regionais vão participar do evento que será aberto no dia 6 de dezembro.

Desde a primeira edição, a Flibonito vem desenvolvendo um trabalho junto às escolas da cidade de Bonito, com atividades lúdicas, coordenadas pela professora Marlei Sigrist, baseadas na convicção de que ao promover uma melhor qualificação de leitores potenciais, teremos como retorno cidadãos capazes de ler o espaço ao seu redor com maior competência. 

A feira tem a capacidade de atender 500 crianças por período, ou seja, mil alunos por dia. "A tradicional roda na saia desta feira trabalha em cima dos textos da Clarice", pontuou Marlei.

Ela completa: "nesta edição trabalharemos também a importância da contação de histórias calcada na literatura de forma lúdica, para crianças de 7 a 13 anos".

O Festival será realizado de 6 a 10 de dezembro na Praça da Liberdade, em Bonito. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa aqui.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

 

 

 

Nos siga no Google Notícias