ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Festival de cinema francês Varilux começa hoje e homenageia o clássico "Z"

Thaís Pimenta | 07/06/2018 06:50
Filme "O Poder de Diane" é exibido nesta temporada do Festival Varilux. (Foto: Divulgação)
Filme "O Poder de Diane" é exibido nesta temporada do Festival Varilux. (Foto: Divulgação)

Em sua 3ª edição, o Festival Varilux de Cinema Francês chega em Campo Grande entre os dias 7 e 20 de junho, no Cinemark e conta também com sessões educativas para estudantes de colégios da Capital, uma sessão de democratização na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no dia 14 de junho, às 19h, e uma roda de conversa no recém-inaugurado Sesc Cultura.

As sessões educativas acontecem também no cinema, num momento em que alunos saem da sala de aula para sentarem nas poltronas do Varilux. No dia 12 de junho é a vez dos alunos da Escola Estadual Hércules Maymone e, no dia 15, para o Colégio Militar de Campo Grande.

Como sempre, o Varilux apresenta uma seleção de filmes franceses contemporâneos, com vinte lançamentos, e nesta edição, traz uma relíquia, o clássico europeu, “Z”, de Costra-Gravas, que completa 50 anos. E neste ao segue como maior do mundo, atingindo só no Brasil 87 cidades.

As sessões acontecem entre as 14h até às 21h e o primeiro filme exibido é “A Excêntrica família de Gaspard”, seguido por “O Poder de Diane”, “Marvin” e “Primavera em Casablanca”.

De acordo com Marcia Saddi, Vice-Diretora da Aliança Francesa de Campo Grande e produtora regional do Festival Varilux de Cinema Francês na Capital, o Varilux abarca diversos gêneros como o romance, o drama e a comédia.

O objetivo de levar a sétima arte francesa para o ambiente educacional é alargar as fronteiras do festival.

“Queremos que o Varilux chegue a outros públicos. Um dos objetivos é difundir a cultura francesa, mas também acreditamos que o cinema contribui para uma sociedade mais cultivada, consciente e integrada ao mundo”, aponta.

É possível conferir a programação completa clicando no link a seguir.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

"Z" é o clássico político homenageado nesta edição, e completa 50 anos. (Fot: Divulgação)
"Z" é o clássico político homenageado nesta edição, e completa 50 anos. (Fot: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias