A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Setembro de 2019

10/06/2019 07:35

Filme tcheco “As Pequenas Margaridas” é exibido de graça no MIS

“As Pequenas Margaridas” mostra Checoslováquia após sofrer um golpe da União Soviética e o período de censura

Alana Portela
O filme começa com as protagonistas sentadas uma mexendo o nariz e outra com o trompete (Foto: Divulgação)O filme começa com as protagonistas sentadas uma mexendo o nariz e outra com o trompete (Foto: Divulgação)

Gravado em 1966 no contexto sobre de disputas políticas e transgressões culturais, o filme “As Pequenas Margaridas” será exibido nesta segunda-feira (10). A obra tcheca dirigida por Vera Chytilová e vai ser transmitido no MIS (Museu da Imagem e do Som) a partir das 19h, e a entrada é franca. A sessão faz parte do projeto CineCafé.

O filme conta a história de duas garotas chamadas Maria, que decidem se adequar ao mundo sendo depravadas. Elas dão início para uma série de encontros forjados e travessuras, desconstruindo o mundo ao seu redor.

A cena começa com as protagonistas sentadas. Maria I mexe no nariz remetendo a uma forma de normalização e padrão de comportamento, enquanto Maria II toca trompete fazendo referência a censura da época. Ambas reclamam sobre não poderem fazer aquilo que gostam, por isso decidem ser “devassas”.

As protagonistas tentam romper com estereótipos de comportamento. Para isso, elas costumam sair com vários homens, porém não gostam de nenhum deles e passam a ignorá-los. As aventuras e brincadeiras são dinâmicas e mórbidas.

A obra foi gravada no contexto de disputas políticas, no qual a Checoslováquia se encontrava em uma nova perspectiva política, econômica, cultural e social por conta do fim da Segunda Guerra Mundial e a expansão da União Soviética.

Após o país sofrer o “Golpe de Praga” da União Soviética, a Checoslováquia perdeu parte dos direitos de liberdade econômica e de imprensa.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.