ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Fórum divulga nota contra os “guardiões da moral e dos bons costumes”

Ângela Kempfer | 15/09/2017 08:59
Obra que foi apreendida no MARCO.
Obra que foi apreendida no MARCO.

A carona na polêmica que fechou exposição em Porto Alegre também promete ainda render muito por aqui. Ontem, a polícia entrou no MARCO (Museu de Arte Contemporânea), em Campo Grande, e apreendeu a obra da artista mineira Alessandra Cunha, a Ropre, por suspeita de apologia à pedofilia. Hoje, o Fórum Municipal de Cultura partiu para o ataque contra mais um episódio de censura no Brasil.

Em nome da comunidade cultural, a nota de repúdio fala de arbitrariedade dos que se julgam “guardiões” da moral e dos bons costumes. Na avaliação do Fórum, a medida adotada depois de denúncia de deputados estaduais da bancada religiosa, é “uma extremada posição do pensamento ultraconservador que não oferece chances ao diálogo e ao entendimento do que sejam obras de arte”.

Para tentar esclarecer os parlamentares sul-mato-grossenses sobre o que é arte, o grupo explica que “as obras pictóricas, são um reflexo de nosso tempo e suas contradições. As linguagens da arte são diversas, ampliam a construção do conhecimento e a liberdade criativa”.

Sobre as telas de Alessandra Cunha, o Fórum adverte ainda que “despertam debate, e nada justifica a censura porque limita a criação artística e a liberdade de pensamento”.

A nota ainda lembra que a exposição já possuía recomendação para pessoas acima de 12 anos. “É uma obra hermética, só bem interpretada após acurado olhar e não representa ofensa à moral, aos bons costumes, e muito menos é pornográfica como querem nossos zelosos representantes estaduais que, tardiamente, resolveram imitar o Banco Santander que proibiu a exposição ‘Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira” em Porto Alegre".

O Fórum finaliza o documento se colocando "ao lado da artista, da gestora do MARCO, da categoria e de todos os cidadãos que prezam pela arte e pela liberdade, lembrando que estamos alertas, por que é por aí que começa um processo de censura que está atingindo diversas manifestações culturais. Pelas liberdades individuais, coletivas, artísticas e respeito à Constituição Federal'".

Nos siga no Google Notícias