ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Isadora transformou caminhada pela Índia em arte viva de muitas cores

Thailla Torres | 18/10/2017 08:04
Homens sagrados como uma de suas inspirações.
(Foto: Marcelo Oliveira)
Homens sagrados como uma de suas inspirações. (Foto: Marcelo Oliveira)

Uma das memórias de infância que Isadora Yule, de 27 anos, carrega é do colorido das tintas que sempre encantou. Estimulada pelos pais, um arquiteto e uma jornalista, hoje ela aparece com um novo projeto, vistoso e inspirado em uma de suas últimas andanças pelo mundo: a Índia.

Em 2013 ela já tinha visitado o país com o namorado, mas neste ano decidiu retornar com a família para uma nova experiência. Arquiteta e ilustradora, Isadora desembarcou em Varanasi onde teve contato com as cores que tanto lhe chamou atenção. 

Por isso flores, vacas, elefantes e homens sagrados são o ponto de partida para a criação das obras "Olhares da Índia". São dez ilustrações em aquarela e nanquim dividas em temáticas diferentes, que conversam sobre a composição cultural do país.

Para além da delicadeza dos traços, a exposição propõe reflexões sobre a diversidade cultural tão rica para quem vem de fora e se depara com as diferenças. "É um choque cultural muito grande. Tanto que sempre me senti preparada a trabalhar com aquarela priorizando as cores mais suaves. E quando cheguei ali encontrei a força do vermelho, laranja, rosa e amarelo. Acabei renovando o meu trabalho", explica Isadora.

Isadora expressa porque a vaca é sagrada na ìndia.
(Foto: Marcelo Oliveira)
Isadora expressa porque a vaca é sagrada na ìndia. (Foto: Marcelo Oliveira)
Detalhes em preto e branco que também encantaram. (Foto: Marcelo Oliveira)
Detalhes em preto e branco que também encantaram. (Foto: Marcelo Oliveira)

Além de não deixar as cores de lado, Isadora buscou captar cada detalhe do comportamento e rotina dos indianos. "Na Índia tudo é impressionante e diferente. Olhar os homens sagrados, com aqueles turbantes e as roupas coloridas, as mulheres cheias de cores, as crianças com olhos pintados desde cedo. Referências que busquei passar nas telas".

O que chamou atenção de Isadora foi a organização de um povo em meio ao caos. "Lá uma cidade pequena é quase 2 milhões de habitantes. É tanta gente que as pessoas praticamente andam espremidas. Nas ruas você encontra vaca como quem vê cachorro nas ruas do Brasil. E o trânsito? Uma loucura, nunca vi coisa igual. Mesmo sem sinalização ou faixa, não dá nem para contar o número de acidentes, eles quase não acontecem", descreve.

A única resistência durante a caminhada foi com a alimentação. O sabor é marcante pelo uso da pimenta. "Até meus pais que amam pimenta tiveram dificuldade de comer, é tudo bem temperado e ardente. É preciso tempo para se acostumar, por isso acabei passando os dias a base de macarrão e omelete".

Mas o que ficou foi a empatia dos indianos com quem vem de fora. "São pessoas muito carinhosas, no ritmo deles, mas sempre muito atenciosos. A Índia é um lugar para respirar longe dos costumes e descobrir a beleza das diferenças culturais. Por isso eu tentei retratar isso através das cores que foi o que mais me marcou durante a caminhada".

Quem quiser bater uma papo com Isadora e conferir a exposição "Olhares da Índia", ela começa hoje no Frans Café às 19h30. A exposição fica até o dia 28 de outubro.

Confira abaixo fotografias da viagem que ficaram de recordação para Isadora.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Confira a galeria de imagens:

  •  (Foto: Marcelo Oliveira)
  •  (Foto: Marcelo Oliveira)
  •  (Foto: Marcelo Oliveira)
  •  (Foto: Marcelo Oliveira)
  •  (Foto: Marcelo Oliveira)
Nos siga no Google Notícias