ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Artes

Livro resgata memória e identidade das "casas do saber" de MS

Novo lançamento traz coletânea sobre os museus, patrimônio cultural sul-mato-grossense que carrega história do passado ao presente

Raul Delvizio | 13/01/2021 11:38
Capa do livro (Foto: Divulgação/FCMS)
Capa do livro (Foto: Divulgação/FCMS)

Por mais que falem do passado, os museus são a "casa do saber" que mostram no presente a cultura para as gerações futuras. Agora, o lançamento do livro “Museus e patrimônio cultural em MS: pesquisa, cultura, educação e identidade” traz uma coletânea de 21 artigos e relatos de experiências que deram certo no patrimônio cultural sul-mato-grossense.

Produzido por pesquisadores regionais, a publicação conta com a divulgação da pesquisa museológica, patrimonial e arqueológica, além de exposição de informações acerca dos museus, memoriais e arquivos do Estado e a apresentação das ações realizadas pelas equipes que gerenciam esses espaços culturais.

O professor Douglas Alves da Silva foi um dos organizadores do livro. Para ele, a ideia deste primeiro ensaio foi abrir espaço para que muitas outras participações aconteçam. Em 2021, conforme afirma, uma nova edição já está na produção para que cada vez mais relatos e experiências nos museus de MS possam ser difundidos.

“Houve uma ampla divulgação, onde todo o material do ano passado foi recebido pelo meio virtual. Um trabalho sério que queremos continuar a desenvolver, deixando disponível a toda comunidade sul-mato-grossense de forma gratuita em formato eletrônico de e-book", esclarece.

Cultura regional, patrimonial e social também teve destaque (Foto: Divulgação/FCMS)
Cultura regional, patrimonial e social também teve destaque (Foto: Divulgação/FCMS)

Valor cultural – Em suas atuações práticas ou acadêmicas nos museus, os autores puderam contemplar suas impressões sociais para além desses patrimônios da cultura de MS. Por isso, temas como espaços educativos, de inclusão, acessibilidade e promoção à diversidade étnica e de gênero, além das ações voltadas à educação não-formal tiveram destaque. História regional, memória local, arqueologia, arquitetura, educação ambiental e museologia foram outras temáticas relacionadas.

Para ter acesso gratuito ao livro em formato digital, basta acessar o link disponível para download. Ou então comprar uma edição impressa pelo site da Editora Desalinho.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias