ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  25    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Médico que estuda folclores de MS transforma histórias em livro

Apaixonado por estudar o folclore de países do mundo todo, decidiu voltar seus olhos para o folclore de MS

Por Thailla Torres | 11/12/2023 11:08
O livro "Histórias e Histórias", do médico e escritor Ewerton Carvalho será lançado nesta terça-feira.
O livro "Histórias e Histórias", do médico e escritor Ewerton Carvalho será lançado nesta terça-feira.

Será lançado amanhã (12), a partir das 19h30, na cafeteria Doce Lembrança, o livro "Histórias e Histórias", do médico e escritor Ewerton Carvalho. O folclore e as suas figuras são uma ferramenta para a manutenção e a perpetuação de uma cultura. Foi por acreditar nisso que o autor, apaixonado por estudar o folclore de países do mundo todo, decidiu voltar seus olhos para o folclore de Mato Grosso do Sul, estado onde vive há 10 anos.

Foi a partir desses estudos que surgiu a obra, que reúne 11 histórias que se passam em cenários inspirados em várias regiões de MS, com personagens do folclore local, como o Pé-de-Garrafa e o Nego do Rio, e com ícones de histórias famosas em versões regionalizadas, como a da Rapunzel do sertão e a do João e o Pé de Feijão.

Uma história do livro retoma a mitológica cidade de Eldorado, conhecida por ser feita de ouro, agora como a Eldorado Pantaneira, e dá sua versão do porquê o Pantanal é alagado. Tem também a "ilha do não tesouro", que mistura as conhecidas lendas de ilhas com tesouros escondidos com uma prática da época da Guerra do Paraguai. Outra história envolve a comunidade japonesa, com a gravura "A Grande Onda de Kanagawa" como pano de fundo.

A cafeteria onde será o lançamento nesta terça-feira fica na Rua Dom Aquino, 2055 - Centro.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias