ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Mesmo com anúncio de volta do Ministério da Cultura, ocupação segue na Capital

Manifestantes aguardam a publicação da recriação para deixar espaços

Mayara Bueno e Leandro Abreu | 22/05/2016 16:12
Mesmo com anúncio de volta do Ministério da Cultura, ocupação segue na Capital
Manifestante na ocupação do Iphan, neste domingo (22). (Foto: Marcos Ermínio)
Mesmo com anúncio de volta do Ministério da Cultura, ocupação segue na Capital
Manifestantes montaram acampamento na sede do Iphan. (Foto: Marcos Ermínio)

Mesmo com o anúncio de que o Ministério da Cultura será recriado, manifestantes que ocupam, desde sexta-feira (20), o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), em Campo Grande, permanecerão por lá até que de fato o retorno da pasta seja oficializado, o que pode ocorrer na segunda-feira (23).

De acordo com o representante do Colegiado Setorial de Teatro e Teatro Imaginário Maracangalha, Fernando Cruz, a decisão de não cancelar as ocupações é de movimentos nacionais e leva em consideração a não oficialização do ato. O anúncio da retomada do ministério foi feito no sábado (21) pelo presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB).

Alinhados a um movimento nacional, que já soma 20 ocupações, sendo 11 em prédios do Iphan, pelo menos 50 representantes da cultura de Campo Grande protestam, desde sexta, contra a extinção da pasta.

Além da reclamação nacional, os artistas campo-grandenses levantam demanda local e também por isso, afirma Fernando, a ocupação por aqui continua. Eles questionam a reserva de 1% do orçamento municipal voltado para a cultura, o não pagamento de fundos do setor de 2014 e 2015, bem como a luta pela criação de um sistema estadual, que prevê 1,5% do governo na cultura.

A luta pela reivindicações acontece simultaneamente com eventos culturais. Mais tarde, haverá roda de capoeira, teatro e cinema para quem quiser conferir. No ‘acampamento’, há de 15 a 20 pessoas ‘fixas’ que dormem e se alimentam por lá, mas, durante o dia, passam cerca de 50 a 200.

Mesmo com anúncio de volta do Ministério da Cultura, ocupação segue na Capital
Local foi tomado por faixas em protesto pela extinção do Ministério da Cultura. (Foto: Marcos Ermínio)