Mostra Preta entra na última semana com debates sobre afetos e audiovisual
Edição se despede no dia 17 de janeiro, após transformar a Casa de Cultura em um “quilombo simbólico”
O projeto Mostra Preta entra na última semana de atividades em Campo Grande com uma programação dedicada a debates sobre afetos e audiovisual. A edição se despede no dia 17 de janeiro, após transformar a Casa de Cultura em um “quilombo simbólico” de artes visuais, cinema e literatura.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Até agora, a exposição visual já contabilizou 254 visitantes. Idealizada por Lua Maria e Mariane Lopes, a Mostra reafirma o compromisso com a difusão das potências negras e indígenas do Centro-Oeste, reunindo artistas e produções do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Ao longo da programação, o público participou de atividades marcadas pelo impacto cultural, como a oficina de baile charme, que celebrou o corpo em movimento, e as sessões da primeira mostra preta de audiovisual, que ocuparam o cinema com obras de cineastas da região. A literatura também teve espaço com o lançamento do livro Cartas aos Afetos, de Maria Carol, que propôs o amor como ferramenta política de aquilombamento.

Programação de encerramento - A reta final começa nesta terça-feira (13), às 19h, com a Masterclass online de Distribuição Audiovisual, ministrada por Rafael Nzinga, diretor da Cine Diáspora, da plataforma TodesPlay e da UIRÀ Distribuidora. Premiado pela Unesco em 2018, ele vai compartilhar experiências sobre circulação e novos imaginários no audiovisual negro e indígena.
No dia 15 de janeiro, das 19h às 21h, acontece a roda de conversa “Amor é político”, conduzida pela antropóloga e pesquisadora Iara Custódio. O encontro propõe um diálogo sobre ancestralidade, não monogamia política e o amor como forma de enfrentamento histórico, com intérprete de Libras.
O encerramento oficial será no dia 17 de janeiro, das 8h30 às 11h, no pátio da Casa de Cultura, com um café da manhã cultural ao som do set da DJ Lady Afroo, celebrando as narrativas construídas ao longo do projeto.
A exposição de artes visuais, que reúne instalação, colagem, grafite, fotografia e obra sonora, segue aberta até sábado, com entrada gratuita.
A Casa de Cultura fica na Avenida Afonso Pena, 2270, no Centro de Campo Grande.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.


