ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Papo para enganar trouxa? "Calango Doido" garante que NFT tem poder

Resumidamente, os NFTs são arte digital certificada para quem comprar, ganhar sempre que alguém utiliza

Jéssica Fernandes | 03/05/2022 08:11
A Calango Doido é uma empresa e coleção de NFT campo-grandense. (Arte: Leon Matos)
A Calango Doido é uma empresa e coleção de NFT campo-grandense. (Arte: Leon Matos)

A Calango Doido é mais um grupo, aqui formado por irmãos e amigos, que viram no NFT uma oportunidade de negócio. Agora, eles querem unir os colecionadores de todo País em um festival de música. A empresa, que surgiu em abril, diz ser a proprietária da maior coleção de NFT’s do mundo, com dois milhões de tokens.

Sigla para "Non-fungible token" (Token não fungível), a tecnologia atribui valor a uma peça, por exemplo, uma arte digital. De forma resumida, NFT é um certificado que confere autenticidade a uma obra virtual ou física e garante o direito de propriedade dela a alguém. Por exemplo, você compra um desenho ou uma música e sempre que alguém reproduzir, o dono ganha.

O Lado B conversou com três membros da equipe, que explicaram tudo sobre essa maneira moderna de fazer arte, como ela funciona e qual é a função para os negócios.

Fabiano, Vanessa e Anderson trabalham em prol do projeto. (Foto: Jéssica Fernandes)
Fabiano, Vanessa e Anderson trabalham em prol do projeto. (Foto: Jéssica Fernandes)

Os primeiros passos da iniciativa começaram com os irmãos Anderson de Castro, de 33 anos, Vanessa Castro, de 35 anos, e Andressa Castro, de 25 anos. Posteriormente, vieram os demais integrantes Bruno Galiz (UX- Web Dev); Brenon Arruda (Gerente de Expansão); Fabiano Foscaches (Produtor Audiovisual); João Braga (Diretor Audiovisual); Leopoldo Lopes (Assessoria Jurídica) e Leon Matos (Artista Digital).

O analista de sistema Anderson de Castro explica como é possível monetizar com o NFT, seja no papel de criador ou comprador. “Eu compro essa arte de você e posso explorar comercialmente ela e vender. No momento que quero vender para outra pessoa, você como artista passa a ter royalties sobre isso. É uma forma mais direta e automática de gerar receita permanente até o momento que essa obra continue existindo. Isso tudo é feito digitalmente”, fala.

Com diversos valores, sendo alguns na casa dos milhões, os NFT’s podem ser inacessíveis para algumas pessoas. Por isso, a empresa campo-grandense resolveu entrar no ramo com uma perspectiva diferente. A ideia, segundo Anderson, é fazer o público geral ter acesso a informações sobre o tema e meios para adquirir os próprios certificados digitais.

Com diversos modelos, o NFT está em fase de pré-venda. (Foto: Leon Matos)
Com diversos modelos, o NFT está em fase de pré-venda. (Foto: Leon Matos)

Anderson fala sobre a tecnologia e a atual fase de transição dela no contexto da internet. “Estamos com uma coleção que traz democratização no acesso. A nossa proposta é levar o nível de entendimento para essas tecnologias e como elas conseguem abraçar essas oportunidades, pois estamos nessa transição da nova fase da internet. Quem iniciar bem informado vai conseguir usufruir desses benefícios”, afirma.

A Calango Doido é baseada em três valores que são: educacional, cultural e social. A forma como a equipe encontrou de trazer utilidade ao NFT é criando um festival, que deve ocorrer no próximo ano na cidade. O evento será uma forma de reunir os entusiastas dessa tecnologia e fomentar o comércio.

O idealizador destaca como será aplicado o NFT na realização e acesso ao festival, que terá atrações nacionais e internacionais. "Uma coleção de NFT’s é uma comunidade, então o que estamos criando com a Calango é uma comunidade que terá seu ápice dentro do festival. O ponto central do festival é usar o NFT como passaporte de entrada”, esclarece.

Anderson aponta para uma arte que integra a coleção de NFT's da Calango Doido. (Foto: Fabiano Foscacha)
Anderson aponta para uma arte que integra a coleção de NFT's da Calango Doido. (Foto: Fabiano Foscacha)

Em fase de pré-venda, as pessoas podem comprar por um valor mais baixo, de aproximadamente R$ 1, o NFT da Calango Doido. O preço segue essa estimativa, pois a compra é feita com criptomoedas. Na 3ª e próxima fase, chamada de venda pública, o valor sobe para R$ 10.

Pensando no futuro, Anderson ressalta o motivo da Calango Doido estar trabalhando no projeto atual. “Daqui três anos, será inevitável não utilizar essa tecnologia, A nossa intenção é acelerar o processo de entendimento dessas pessoas para que elas avancem, porque as maiores oportunidades estarão nela”, conclui.

Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil no Instagram é @calangodoidonft.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias