ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Projeto cultural disponibiliza de graça livro digital sobre faixa paraguaia

Com 145 páginas, o e-book traz a história e o passo a passo para a confecção da faixa paraguaia

Thailla Torres | 26/05/2023 10:38
A obra é o resultado final do projeto “Faixa Paraguaia - Tecendo a Nossa História”. Na foto, Dira Paes conhecendo mais sobre a história da faixa.
A obra é o resultado final do projeto “Faixa Paraguaia - Tecendo a Nossa História”. Na foto, Dira Paes conhecendo mais sobre a história da faixa.

Já está disponível para download o e-book “Entre Fios e Tecelagem: a produção, o uso e as apropriações da  Faixa Paraguaia no Pantanal de Mato Grosso do Sul”, de autoria de Claudia de Medeiros, Daiane Lima dos Santos e Wanessa Pereira Rodrigues. A obra é o resultado final do projeto “Faixa Paraguaia - Tecendo a Nossa História” e pode ser acessada pelo site.

A influência da faixa paraguaia nos países latinos, as histórias e as trocas culturais envolvendo essa indumentária transfronteiriça, a produção com os diferentes tipos de teares, o passo a passo para a confecção do produto e um pouco do perfil das artesãs do Pantanal que se debruçam sobre essa arte secular são alguns dos muitos conteúdos contidos dentro do livro de 145 páginas.  Obra elaborada com o objetivo de preservar o conhecimento secular e difundir a importância da faixa paraguaia na formação da identidade e costumes contidos no Pantanal.

“O ebook não é a finalização de um projeto, é o começo de uma nova etapa do nosso trabalho de difusão. Agora, o próximo passo é buscar o reconhecimento da faixa paraguaia como patrimônio cultural e isso traz uma nova fase”, explica a coordenadora do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro e idealizadora do projeto, Claudia de Medeiros, que tem trabalhado arduamente em sua pesquisa para sistematizar a história da faixa paraguaia cujo conhecimento histórico e de produção quase se perdeu no desenrolar do tempo.

“Inicialmente, quando eu comecei a trabalhar com projetos no Sapicuá Pantaneiro, em 2003, eu fiz uma pesquisa em que viajei pelo Pantanal - da Nhecolândia ao Nabileque - e pelas diversas falas das comunidades a gente identificou que alguns produtos que representam a cultura pantaneira estavam se perdendo”, lembra Claudia que identificou dentro desse cenário a ameaça do desaparecimento da faixa paraguaia ou pantaneira como também é denominado regionalmente. “Porque quase ninguém mais sabia tecer, estava caindo em desuso por conta de não ter a faixa em oferta. Foi a partir daí que montamos o projeto ‘Sapicuá Pantaneiro’ voltado para valorizar e difundir  esse conhecimento da confecção da faixa paraguaia juntamente com as comunidades pantaneiras”.

A faixa paraguaia também chamada de faixa pantaneira é um legado herdado da cultura fronteiriça.
A faixa paraguaia também chamada de faixa pantaneira é um legado herdado da cultura fronteiriça.

Todo um trabalho árduo que, Claudia relata outros frutos gerados a partir desses 20 anos de dedicação de pesquisa e capacitação de artesãs e artesãos pantaneiros em torno da faixa paraguaia que permitiu, inclusive, a geração de renda nas comunidades. “A faixa se tornou o carro-chefe do projeto a partir da adesão das comunidades pantaneiras em que a gente sempre foi capacitando pessoas, que deram continuidade e foram ensinando outras. Com a chegada da novela Pantanal, veio um marketing muito forte em cima da cultura pantaneira e houve esse destaque da faixa pantaneira porque, hoje, ela é usada não só na cintura, mas, como elemento que compõe outros produtos”.

Algo que a produtora cultural e muitas artesãs puderam assistir de perto. É que Claudia e algumas mulheres pantaneiras, detentoras do conhecimento de produção da faixa pantaneira, assumiram o papel de confeccionar as faixas que compuseram o figurino do elenco de atores da novela Pantanal. Trabalho esse que só foi possível porque lá atrás o Sapicuá Pantaneiro surgiu para se debruçar em uma pesquisa de valorização dos saberes tradicionais de produção do acessório.

Agora, o e-book está disponível para o público em geral e em especial para artistas, artesãs e artesãos que queriam aprender mais sobre a história e o modo de confeccionar esse acessório tão importante na cultura, identidade e memória do povo pantaneiro.

“Entre fios e tecelagem: a produção, o uso e as apropriações da Faixa Paraguaia no Pantanal de Mato Grosso do Sul”, é um projeto incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), apresentado pelo Estado de Mato Grosso do Sul que contribuirá para o reconhecimento da faixa paraguaia como patrimônio imaterial do Pantanal feito via Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Além do e-book, o projeto “Entre fios e tecelagem” gerou outros produtos como o fomento da pesquisa cultural voltada a história da faixa paraguaia e novas oficinas de capacitação de artesãs e artesãos na região do Pantanal, com destaque a colaboração de Luciana Teixeira arquiteta, seu trabalho também está   no e-book.

Cultura e patrimônio - A faixa paraguaia também chamada de faixa pantaneira é um legado herdado da cultura fronteiriça, após a Guerra do Paraguai, na segunda metade do século XIX. Além da sua singular beleza, o acessório na vestimenta do homem pantaneiro tem suas funcionalidades próprias. Enrolada na cintura, ela tem o objetivo de dar sustentação à coluna do peão nas longas cavalgadas, uma vez que o seu trabalho implica em extensas jornadas no campo pantanal adentro e, ainda, de protegê-lo contra insetos ao vedar o cós da calça contra picada ou entrada dos bichos, considerando que o bioma pantaneiro é um ambiente de natureza.

Serviço: o e-book  “Entre Fios e Tecelagem: a produção, o uso e as apropriações da  Faixa Paraguaia no Pantanal de Mato Grosso do Sul” está disponível para download pelo site  www.faixaparaguaia.com.br.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias