ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Sem ter de onde tirar dinheiro, coreógrafos lançam campanha por verba cultural

Naiane Mesquita | 22/12/2015 10:34
Grupos de dança reclamam sobre atraso no pagamento dos editais da Funarte (Foto: Fernando Antunes/Companhia Dançurbana)
Grupos de dança reclamam sobre atraso no pagamento dos editais da Funarte (Foto: Fernando Antunes/Companhia Dançurbana)

Longe de ser apenas um problema municipal, o atraso no pagamento dos editais alcança níveis nacionais. Com a hashtag #artesemcalote, grupos de dança de Campo Grande estão denunciando a falta de repasse dos investimentos desde 2014, o que gera a não realização de apresentações, festivais e estudos sobre cultura no país.

O coreógrafo da companhia Dançurbana e membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais, Marcos Mattos, afirma que a Funarte (Fundação Nacional das Artes) acumula dois anos de não pagamento dos editais. “Em 2014 foi aberto o processo público, vários projetos foram aprovados, mas não houve o repasse. Nós aprovamos um festival de dança pela Arado Cultural em 2014 e até hoje nada”, afirma Marcos.

Artistas publicaram foto na internet
Artistas publicaram foto na internet

De acordo com o coreógrafo, o problema se repetiu em 2015. “Aprovamos o Cerrado Abierto, que era um projeto para acontecer em 2015, e o Corpomancia aprovou uma residência do espetáculo Sem Cerimônia. Um bailarino, RalferCampagna também foi contemplado em um edital de novos criadores e não recebeu”, explica.

Membro do conselho, Marcos frisa que a campanha pela internet é em âmbito nacional. “É um manifesto com o apoio de pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, quem participa do Conselho para que a Funarte possa nos dar uma resposta. Eles começaram a fazer o pagamento dos editais de 2014, priorizando os de circulação e de produtores negros”, indica.

Marcos aproveita e diz que o manifesto acaba se tornando propício com o atual momento em que a cultura de Campo Grande se encontra, sem o pagamento desde 2014 dos editais FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) e Fomteatro (Fundo de Fomento ao Teatro) da prefeitura.

“Também temos projetos aprovados pelo município. Eles vão acontecer, só estamos esperando a liberação desse dinheiro”, acredita.

No Facebook, junto com a hashtag, Marcos assina o manifesto ao lado de outros coreógrafos, como Renata Leoni, que já foi contemplada com vários prêmios pela Funarte e MinC (Ministério da Cultura). “Estamos lançando a campanha #artesemcalote,como forma de anunciar e questionar o descaso com que o Ministério da Cultura vem tratando a única instituição federal que tem se dedicado a promover ações para dança entendida como arte. O objetivo da campanha, é pressionar o MINC a reconhecer e fortalecer a Funarte no organograma de seu funcionamento/orçamento. O atraso no pagamento do Prêmio Klauss Vianna de Dança (2014/2015), é uma evidente demonstração de descaso com a principal ação que envolve a sociedade civil como proponente e executora de ações para dança como arte no Brasil”.

Nos siga no Google Notícias