A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

14/01/2017 08:18

Sonhador, estudante usa criatividade para criar fotografias surrealistas

Thailla Torres
O fotógrafo cria cenários utilizando objetos que fazem parte do cotidiano. (Foto: Matheus Ribeiro)O fotógrafo cria cenários utilizando objetos que fazem parte do cotidiano. (Foto: Matheus Ribeiro)

Sonho e criatividade são palavras que definem o trabalho do campo-grandense Matheus Ribeiro, de 21 anos. Com um câmera na mão e objetos do cotidiano, ele se atreve em meio a natureza, para criar um novo mundo a partir de auto-retratos surrealistas.

Matheus é acadêmico de Jornalismo, conheceu a fotografia há três anos e escolheu o caminho do surrealismo para fazer releituras do que observa em seu dia a dia.

"Quando comecei, me inspirava no trabalho de Frida Kahlo e René Magritte, que usavam sua arte para se expressar. Assim que prefiro mostrar o meu mundo, fotografando, mais do que falando. Prefiro criar imagens que tem a ver com meu dia a dia".

Com criatividade brinca com os movimentos. (Foto: Matheus Ribeiro)Com criatividade brinca com os movimentos. (Foto: Matheus Ribeiro)
Tudo ganha uma interpretação diferente. (Foto: Matheus Ribeiro)Tudo ganha uma interpretação diferente. (Foto: Matheus Ribeiro)
Mas muitas ideias fazem parte dos sonhos de Matheus. (Foto: Matheus Ribeiro)Mas muitas ideias fazem parte dos sonhos de Matheus. (Foto: Matheus Ribeiro)

Entre as fotografias, que levam à ilusão de ótica, Matheus retrata um homem saindo de uma mala, de uma xícara, uma lâmpada mágica gigante e até o contato mais próximo com a natureza. "É um estilo que pra mim não tem lucro, é apenas para me expressar, falar do que as vezes estou sentindo. Uma das fotografias, eu estava na mata levantando de uma cama, representa muito os meus pesadelos", conta.

O artista também trabalha a partir de referências fotográficas e releituras de obras de arte, como um retrato do filme Alice no País das Maravilhas. Ele explica que o processo de criação é demorado, até usar da criatividade e dos objetos que encontra pela frente. "Não consigo olhar uma cadeira ou guarda-chuva de maneira comum, tudo que observo, começo a imaginar em uma fotografia", explica.

Matheus rejeita a ideia de que o trabalho é apenas uma edição, ele prefere que as pessoas vejam suas obras como exposição dos sentimentos. "Na hora de fazer, eu saio da minha zona de conforto e crio o meu próprio mundo, com algum objeto que vejo no dia a dia. Ando sempre com um bloquinho que já está rabiscado com ideias, quando penso algo, já anoto. É o mundo que eu imagino, mas ao mesmo tempo com o que sinto no dia a dia", conta.

Há 1 anos começou a investir no surrealismo. (Foto: Matheus Ribeiro)Há 1 anos começou a investir no surrealismo. (Foto: Matheus Ribeiro)
Reflexão rendeu fotos encantadoras. (Foto: Matheus Ribeiro)Reflexão rendeu fotos encantadoras. (Foto: Matheus Ribeiro)
Muitas o fazem refletir sobre a vida. (Foto: Matheus Ribeiro)Muitas o fazem refletir sobre a vida. (Foto: Matheus Ribeiro)

Vivendo em Bandeirantes (MS), o talento de Matheus conquistou olhares da artista Mandy Rosen que também faz fotos surrealistas em Huntington Beach, na Califórnia. "Me identifiquei muito com o trabalho dela, resolvi entrar em contato pelo Facebook e acabamos conversando", conta.

Depois de compartilhar experiências sobre fotografia, Matheus fechou parceria com a artista. "Mandy perguntou se eu não queria fazer uma colaboração com ela, onde faria uma foto aqui em Mato Grosso do Sul e ela faria a dela na Califórnia. Depois elaboramos as fotos e ficou incrível. Foi muito gratificante a experiência", diz.

Quem quiser conferir mais sobre o trabalho de Matheus, as fotos estão em sua página no Facebook.

Curta o Lado B no Facebook.

Sonhador, estudante usa criatividade para criar fotografias surrealistas
Trabalho com artista Mandy Rosen. (Foto: Matheus Ribeiro)Trabalho com artista Mandy Rosen. (Foto: Matheus Ribeiro)
Em ligação com o tempo (Foto: Matheus Ribeiro)Em ligação com o tempo (Foto: Matheus Ribeiro)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.