ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Vítimas de feminicídio são lembradas na primeira noite de IPêrformático

Museu foi palco de manifesto pelo direito das mulheres, do respeito às diferenças e da exposição “E Se Não Houver Luz No Fim do Túnel?”

Adriano Fernandes | 05/04/2019 22:02
Exposição “E Se Não Houver Luz No Fim do Túnel?” está está sendo realizada no Marco. (Foto: Rafaela Sátiro)
Exposição “E Se Não Houver Luz No Fim do Túnel?” está está sendo realizada no Marco. (Foto: Rafaela Sátiro)

A primeira noite de intervenções do festival IPêrformático no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul) fez arte com assuntos pertinentes e urgentes da atualidade. Feminicídio, preconceito, direitos das mulheres e o respeito às diferenças foram alguns dos temas tratados em gestos, olhares, sons. No corpo e no grito.

Em fila, vestidas de roxo dos pés a cabeça e com tambores e violino em mãos as 12 “Mulheres de Luz”, do coletivo artístico do movimento Mulheres Pela Democracia, ocuparam os espaços do museu, enquanto diziam o nome de cada uma das mulheres assassinadas por seus maridos. Só este ano doze foram mortas em Mato Grosso do Sul.   

O grito de “presente” após cada nome, também vinha acompanhado das rosas que eram distribuídas para cada uma das cerca de 100 pessoas que assistiram a apresentação. A execução da vereadora Marielle Franco, há pouco mais de um ano no Rio da Janeiro, também foi lembrada.

Após a primeira intervenção a artista baiana Virgínia de Medeiros, ministrou a palestra “Poéticas da Assimetria”, em que detalhou o seu processo de criação, sempre relacionado à populações e temas à margem da sociedade.

Além da troca de vivencias e opiniões com o público, a artista apresentou a sua exposição Studio Butterfly composta por instalações, vídeos e fotografias que mesclam sexualidade, gênero e religião.

Para realizar a obra Virginia reuniu depoimentos de travestis de Salvador (BA), abordando temas cotidianos como a rotina de trabalho, família, amor e infância. A instalação surge com a proposta de tentar aproximar o público dessa realidade, mas também deixar claro que elas são seres humanos como qualquer outro, dignos de respeito e não preconceito.

“Com esse trabalho eu procuro desconstruir essas representações sociais excludentes, porque o que nos chega são mediações que muitas vezes estão a serviço de uma normatividade preconceituosa e que nega a realidade”, comentou.

Esta é a primeira vez que Virginia vem à Campo Grande, para uma visita que ela resumiu estar sendo emocionante. Atualmente morando em São Paulo, ela continua trabalhando com temas vistos como “marginais”. Escravidão, masoquismo e até a rotina de vida dos moradores de rua de São Paulo, com quem conviveu por dois anos, ela documentou. “São experiências imersivas onde a minha vida passa a fazer parte daquele cotidiano”, acrescentou.

Por fim, a programação desta noite também teve a abertura da exposição de vídeo-perfomances “E Se Não Houver Luz No Fim do Túnel?”. Mas o IPêrformático segue até o próximo dia 15 com dezenas de atividades bacanas.

Amanhã (06)a partir das 12h, é a vez da Cia Enviezada (RJ) se apresentar com “Caminhos – Uma Intervenção Urbana”. O espetáculo transita entre a ficção e a realidade passando pelas relações entre o cotidiano, o homem e a cidade.

A apresentação começa na praça Ary Coelho, e as pessoas acompanham o espetáculo por um pequeno percurso pelo Centro da Capital. Todos devem estar munidos de celular com bateria, fone de ouvido e ter baixado a trilha sonora pelo link (clique aqui) para assistir.

No domingo (7), a artista Maíra Espíndola apresenta a performance “Virá”, na qual anda por diversos pontos da cidade, como Parque do Sóter, praça Ary Coelho, Relógio da Calógeras, praça Aquidauana e praça Cuiabá.

Haverá exposição de fotos da primeira edição, a partir da segunda-feira (8), performances, debates e oficinas.

Confira a programação completa no Facebook do IPêrformático.

Nos siga no Google Notícias