ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Procissão, réplica de igreja e taverna em ópera que volta 3 anos após estréia

Elverson Cardozo | 06/07/2012 09:38
Apresentação em Ivinhema, na primeira versão da ópera montada em 2009. (Foto: Divulgação)
Apresentação em Ivinhema, na primeira versão da ópera montada em 2009. (Foto: Divulgação)
Este ano, montagem vai contar com aproximadamente 25 coralistas e aproximadamente 15 figurantes. (Foto: Divulgação)
Este ano, montagem vai contar com aproximadamente 25 coralistas e aproximadamente 15 figurantes. (Foto: Divulgação)

A ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, será reapresentada em Campo Grande pelo Coro Lírico da Cant’arte, três anos depois de sua estreia na Capital. Será na quarta (11) e quinta-feira (12), às 20h, no Teatro Glauce Rocha.

Este ano, a montagem terá 25 coralistas e 15 figurantes, da trupe da Casa de Ensaio e fiéis de comunidades católicas da cidade, que vão entrar no palco em procissão.

A réplica de uma igreja, um dos cenários, já esta sendo montada, assim como o interior de uma taverna, onde a maior parte do enredo se desenrola. “É uma ópera verista”, explicou Edineide Dias, que está dirigindo a montagem com Francisco Mayrink.

“São os sentimentos mais profundos e verdadeiros que uma pessoa pode ter. Quando a gente se identifica a gente se emociona”, disse. “A cada vez que você ouve uma ópera, sempre é uma emoção diferente. Você vê coisas que você não observou na primeira vez”, acrescentou.

A ópera, em um ato, tem como protagonistas a soprano Angélica Jado, que vai interpretar a sofrida Santuzza, Eduardo Meireles faz o papel do soldado Turiddu e Patrícia Ribeiro, a Lola.

Ângela Bessa vira Mamma Lucia. Marcelo Dias, o barítono que foi morar em Curitiba, retorna a Campo Grande na pele de Alfio, marido de Lola.

Ao piano, Luzmena Ferraz. No teclado, Ana Paula Soares. E na viola, Emanuel Caramaschi. A cenografia é de Carina Cardoso e Beth Vipe.

Ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$ 20,00, na sede da Cant’arte. Na hora, o valor salta para R$ 40,00.

Taverna de Mamma Lucia, um dos cenários. (Foto: Divulgação)
Taverna de Mamma Lucia, um dos cenários. (Foto: Divulgação)

Sinopse – A ópera retrata um triângulo amoroso entre Santuzza, o soldado Turiddu e Lola. A história se passa em um domingo de páscoa, no final do século XIX, em Sicília, uma aldeia no sul da Itália.

O povoado está reunido em uma igreja próxima à taverna de Mamma Lucia, mãe de Turiddu. Santuzza pergunta pelo rapaz e Mamma Lucia responde que ele foi comprar vinho.

Chega Alfio, marido de Lola, e pede uma taça de vinho à Santtuzza e ela responde que seu prometido foi buscar. Alfio não entende porque viu Turiddu próximo à sua casa.

Começa a procissão de páscoa e todos entram na igreja. Mama Lucia e Santuzza permanecem fora. Santuzza se abre com a mãe do amado e revela todo o seu sofrimento por saber que Turiddu amava Lola antes de entrar para o exército.

Quando o soldado retornou, Lola já havia se casado com Alfio. Santuzza teria sido apenas uma substitua. Lola, mesmo casada, se dedica a seduzir Turiddu.

Santuzza suplica ao amado que ele não o abandone, mas o soldado a desdenha e ela, revoltada, conta ao marido de Lola o que suspeita. Alfio, furioso, jura vingança.

Serviço – A Cant'arte fica na rua Padre João Crippa, 1736, quase esquina com a rua Maracaju, no centro da cidade. O Teatro Glauce Rocha está localizado no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3324-6260 ou (67) 3324-3194.

Nos siga no Google Notícias