ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

A cavalo ou bicicleta, fiéis comemoram o dia de São Pedro em Bonito

Thailla Torres | 29/06/2016 14:29
Cavalgada e berrante no Dia de São Pedro. (Foto: Reprodução Facebook)
Cavalgada e berrante no Dia de São Pedro. (Foto: Reprodução Facebook)

Seja andando, a cavalo ou de bicicleta, ninguém deixou de homenagear e agradecer ao padroeiro de Bonito nesta quarta-feira. A tradicional Cavalgada de São Pedro puxou as comemorações na manhã de hoje e, neste ano, quem não tinha cavalo, foi pedalando.

A festa já acontece há 88 anos, e desta vez homenageou o ex prefeito da Cidade, Naudemir Xavier, conhecido como Mimito e que além de devoto de São Pedro e festeiro, mantinha acesa a chama da fé sempre incentivando a cavalgada. A sua última participação foi em 2012. Naudemir faleceu em fevereiro deste ano.

A filha dele, Simara Andrade Xavier, esteve na manhã representando a família e falou do amor que ele tinha por Bonito, terra onde nasceu e cresceu. "O maior legado que ele deixou foi a simplicidade e amor a essa terra. Cresci vendo meu pai organizando a Festa de São Pedro", lembrou. 

Realizada pela Paróquia São Pedro Apóstolo e pela Secretaria de Cultura de Bonito, neste ano a parceria buscou fortalecer os costumes e tradições da cidade. Por isso foi preciso repensar a comemoração que há alguns anos vinha perdendo força. Daí, surgiu a bicicleta

"As pessoas reclamavam dizendo que não tinha cavalo e que muitas não eram desse universo rural. A própria comunidade demonstrou o interesse de participar com outro meio que não fosse o cavalo", explica Vânia Mugartt, secretária de cultura de Bonito

Além da cavalgada, neste ano aconteceu a Pedalada de São Pedro. Foram cerca de 85 pessoas a cavalo e mais de 130 de bicicletas, entre elas os movimentos Rota Aventura e Lobo Guará, que incentiva o uso da bicicleta na cidade. "É uma missão para a cultura e um fortalecimento para essa tradição", pontua Vânia. 

O morador Eudes Marcio de Lima, de 47 anos, idealizar do movimento Lobo Guará, comenta que foi uma oportunidade de resgatar a chama da comemoração. “Foi o primeiro ano que eu participo, além de ser uma maneira da igreja também incentivar o uso da bicicleta, acho importante para a gente resgatar uma história que cresceu com a nossa comunidade. Tenho o maior respeito pela cavalgada, mas se um dia não tiver mais cavalos, que a gente siga com as bicicletas, mas sem deixar de comemorar”, pontua.

Até o número de participantes com bike surpreendeu. “A gente esperava umas pessoas, mas teve bastante gente, entre famílias e filhos que resolveram pedalar. E a gente fica feliz em poder estar junto daqui pra frente”, comemora Eudes.

Nas redes sociais, muitos moradores da cidade postaram fotos dos festejos.

Curta o Lado B no Facebook.

Cavalgada na manhã de hoje. (Foto: Reprodução Facebook)
Cavalgada na manhã de hoje. (Foto: Reprodução Facebook)
Comemoração também teve gente de bicicleta. (Foto: Divulgação Prefeitura de Bonito)
Comemoração também teve gente de bicicleta. (Foto: Divulgação Prefeitura de Bonito)
Nos siga no Google Notícias