ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Acompanhar todos os grupos no WhatsApp virou mais um desafio no dia

Paula Maciulevicius | 28/11/2013 06:32
Em uma hora sem acompanhar as conversas, é possível acumular mais de 100 mensagens. Isso se por sorte, você fizer parte de apenas um grupo. (Fotos: Cleber Gellio)
Em uma hora sem acompanhar as conversas, é possível acumular mais de 100 mensagens. Isso se por sorte, você fizer parte de apenas um grupo. (Fotos: Cleber Gellio)

Fique uma hora sem mexer no celular e a notificação avisa: 107 mensagens não lidas. Isso se você faz parte de um só grupo. Quem participa das conversas em conjunto no WhatsApp sofre para acompanhar todas as mensagens. Há os que postam durante o dia todo, assim como tem gente que só olha o celular esporadicamente. O fato é que no meio de tantas atividades do dia, a gente acumulou outra função: administrar as conversas nos grupos do aplicativo.

Quem usa a ferramenta tem pelo menos três grupos divididos entre amigos, ex-colegas da faculdade e a turma do trabalho. O sistema pode ser uma mão na roda na hora de espalhar boas notícias, mas tira do sério quem ouve a notificação a cada segundo. A sorte é que possível silenciá-las e ninguém precisa saber.

Os que não conseguem ler tudo, acabam por ver apenas as últimas mensagens, como o farmacêutico Renan Ugulini, de 28 anos, que pertence ao grupo de amigos, colegas e da faculdade. Isso porque ele olha o celular a todo momento, mas não é sempre que consegue digitar.

Farmacêutico Renan admite: só pega a conversa final.
Farmacêutico Renan admite: só pega a conversa final.

“Eu respondo conforme consigo ler e vou entendendo. Num grupo eu tenho 10 pessoas, o pessoal manda vídeos, fotos e também link de notícias. Mas só leio o final mesmo, não tem como olhar 100%”.

Pegar o bonde andando já rendeu situações engraçadas. Dias desses, foi sugerido no grupo um banho de mangueira, como brincadeira, enquanto outro postou que passaria a entrar no trabalho às 6h. O último a voltar os olhos para a conversa misturou tudo, entendendo que o banho de mangueira seria às 6h da manhã. Claro que neste caso, os amigos caíram na alma do colega.

O gerente Marcos Aurélio Alves Pinheiro, de 23 anos, fala que a surpresa está quando acorda. As horas que passou dormindo foram suficientes para acumular, no mínimo, 200 mensagens a serem lidas. “Às vezes eu nem respondo, tenho 50 pessoas nos grupos, um é para divulgação de trabalhos de eventos e o outro é lá do Mato Grosso. E olha que eu olho toda hora”, descreve.

Arlete pôs fim ao problema e pelo menos por esta semana, só está em três grupos.
Arlete pôs fim ao problema e pelo menos por esta semana, só está em três grupos.

Enquanto nenhum cliente entra na revenda de motos, as três funcionárias estão de olho no celular. Para resolver o problema do excesso de mensagens não lidas, esta semana a vendedora Arlete Masaoka, de 32 anos, resumiu os grupos a apenas três.

“Senão não dá conta de conversar”, fala. Se for adicionada em mais um por estes dias, ela sai. Se é conversa nada a ver, ela sai mesmo. “Das minhas amigas são dois minutos sem olhar e pelo menos 18 mensagens. Eu só vou nas últimas e respondo”, relata.

Da última vez que ficou sem olhar o celular, a vendedora Daiane dos Santos, de 20 anos, contabilizou 370 conversas dos grupos. “Não olhei todas, é mensagem demais, quem é que dá conta?” e cai na risada.

A xará Daiane Matos, de 26 anos, deixa claro aos amigos. Conversas no Whats App só se for individual. Mesmo com dois celulares, ela sai de qualquer conversa que for adicionada. “Não participo, não gosto, começou a chegar muita mensagem e eu não aguentei. Whats App só se ser uma pessoa só”.

O jeito para quem se incomoda, mas não o suficiente para sair, é desativar o som das notificações.
O jeito para quem se incomoda, mas não o suficiente para sair, é desativar o som das notificações.
Nos siga no Google Notícias