ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Alunos criam novela para tirar fama ruim de escola e já têm fãs na internet

Aline Araújo | 27/05/2015 06:34
Elenco da novela Fronteira
Elenco da novela Fronteira

Com mais de 18 mil seguidores no Facebook, isso apenas no 3º capítulo, a web novela “A Fronteira” vem dando o que falar na rede. O programa é produzido por alunos a Escola Estadual Ermírio Leal, em Paranaíba, município a 400 quilômetros de Campo Grande.

Pode parecer projeto pequeno, mas a turma já conquistou fãs de outras cidades do Estado. São meninos e meninas na mesma faixa etária que se identificam com a história. O colégio, normalmente atacado como local de marginais, também ganhou outro status na cidade.

A ideia surgiu com os próprios alunos, para abordar assuntos do cotidiano escolar e acabar com o preconceito. A direção apoiou de imediato, oferecendo suporte para que eles pudessem fazer as gravações durante o intervalo e após às aulas.

As imagens são captadas em uma câmera do Progetec (Projeto de Gestão de Recursos Midiáticos) da escola, projeto coordenado pela professora Valdilaine Ferreira dos Santos, de 33 anos. O áudio é captado no celular de um dos alunos e depois editado com imagens, graças a programa da internet, baixado no computador do colégio.

O trabalho é recompensado com curtidas e o carinho dos fãs. Eles já receberam por exemplo uma caricatura com os personagens da trama, feita por uma menina de Dourados. “Nós ficamos muito felizes, ela falou que amava nossa novela”, conta o aluno Moacir Junior, de 14 anos, que é diretor da novela e interpreta Frederico Dias.

Mas a fama maior é na própria escola. “A gente ficou um pouco estrela, o pessoal pede autografo”, diz ele.
No Facebook, há comentários de Joinville (SC), Osasco (SP), Cascavel (PR) e de muitos outros lugares. A novela fez tanto sucesso na internet que já tem bordão: "Tá avisado". Também tem página de fã clube, com mais de 600 curtidas. Na página oficial, uma foto chega a ter até 1500 curtidas.

Bordão da novela: Tá avisado.
Bordão da novela: Tá avisado.

Os episódios são semanais e toda sexta-feita um novo capitulo entra no ar, com a duração de cerca de 8 minutos. Os adolescentes são do 8º e 9º anos e a inspiração veio da novela mexicana Rebeldes e também do folhetim global Malhação, é claro.

Os vídeos querem explorar problemas enfrentados na adolescência, além de trazer à tona assuntos recorrentes na escola como bullying e violência escolar.

Eles organizam as filmagens, escrevem o roteiro, que passa pela revisão da professora de Língua Portuguesa, mas os os responsáveis pelas disciplinas de Artes e de Educação Física também abraçaram a proposta.

A iniciativa, além de explorar a criatividade dos alunos, mostra como é a escola, que já sofreu muito com o preconceito na cidade. O resultado surpreendeu. “ A vontade partiu deles, nós somos uma escola de periferia, e era comum os comentários na cidade de sermos marginalizados. Para derrubar essa imagem, veio a ideia de fazer uma novela e mostrar qual a realidade da escola”, conta a professora Valdilaine.

Gravações ocorrem na hora do intervalo ou depois das aulas.
Gravações ocorrem na hora do intervalo ou depois das aulas.

Novela - A história de “Fronteira” se passa dentro de um colégio onde os adolescentes lidam com os conflitos da idade e aprendem a conviver com as diferenças sociais. A novela tem seis personagens e será dividida em duas temporadas.

No recado escrito pelos alunos no Facebook eles lembram os telespectadores que a produção ainda é amadora, mas feita com muita dedicação. “Os personagens não são profissionais, mas garantimos que iremos fazer o possível para uma boa atuação. Obrigado para quem está nos acompanhando”, informa a Fanpage.

Personagens - Roberta Dias é aluna rebelde da turma, ela não gosta muito de estudar e está sempre aprontando alguma. Já foi expulsa de outras escolas, até chegar na Ermírio Leal. Ela é irmã de Frederico, um ótimo aluno que gosta de compor músicas.

Brayan Nunes é um outro estudante exemplar, mas não tem amigos e sofre com a falta de atenção dos pais. A trama ainda tem Letícia, João Gomes, Samanta e Isabel.

Com o apoio da escola, o sonho de produzir a própria novela tem saído do papel. Um dos vídeos já postados alcançou mais de 200 mil acessos no Youtube.

Nos siga no Google Notícias