A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020

04/01/2020 07:23

Aos 76 anos, Naltir tem um pique de dar inveja e se aventura até em trilhas

Ela adora praticar exercício e manter a saúde em dia e leva a família para se divertir junto nas caminhadas pela mata

Alana Portela
Dona Naltir Tonon de camisa azul e chapéu na cabeça no meio do trio à esquerda (Foto: Arquivo pessoal)Dona Naltir Tonon de camisa azul e chapéu na cabeça no meio do trio à esquerda (Foto: Arquivo pessoal)

Se tem uma palavra que dona Naltir Tonon desconhece é “preguiça”. Aos 76 anos, ela é cheia de vida e tem o pique de dar inveja, como se fosse uma adolescente de 15. Todos os dias faz questão de reservar uma hora para caminhar no Itanhangá Park, e assim manter a disposição de mocinha e ainda estar em contato com a natureza.

“Sempre gostei de me cuidar, ter uma boa alimentação e caminhar. A gente tendo saúde, o resto corre atrás. Sou do Rio Grande do Sul, cresci no meio do mato e andava bastante para ir à escola, montava em cavalos”, conta.

Ela lembra que na infância costumava sair com os irmãos para fazer trilha na chácara que o pai tinha. “Era numa área do interior, a gente gostava de caminhar, pegar frutas e tinha um rio que atravessávamos nadando. Hoje, continuo fazendo trilhas na mata, andando muito porque adoro e só vou parar de fazer isso quando não puder mesmo”, afirma.

Naltir adora fazer trilha e estar em contato com a natureza (Foto: Arquivo pessoal)Naltir adora fazer trilha e estar em contato com a natureza (Foto: Arquivo pessoal)
Naltir à direita, ao lado dos dois netos e de uma das filhas (Foto: Arquivo pessoal)Naltir à direita, ao lado dos dois netos e de uma das filhas (Foto: Arquivo pessoal)

Tempo depois de se casar, Naltir e o marido resolveram viver em Campo Grande, onde ela está há 45 anos. “Criei meus filhos, frequentei academia e até entrei na faculdade, mas tive um problema no joelho que me fez parar. Agora estou me recuperando”, diz.

O parceiro fiel é o tênis, que fica bem à vista em sua casa para quando o sol dá aquela abaixada e o calor diminui, ela possa calçar. Com o boné na cabeça, óculos escuros e uma garrafinha d´água para hidratar o corpo, ela sai toda animada para a caminhada diária.

A disposição de Naltir é exemplo na família que também gosta de se exercitar e a chama para fazer trilhas na mata. Como boa aventureira, ela topa no primeiro instante o convite e só passa mais uma camada de protetor para desbravar a natureza ao lado de quem ama. “Sempre levei meus filhos para fazer essas atividades comigo”, lembra.

A vovó radical vai na frente da turma para mostrar o caminho (Foto: Arquivo pessoal)A vovó radical vai na frente da turma para mostrar o caminho (Foto: Arquivo pessoal)

”A família adora quando faço minhas aventuras, apoia, diz que tenho que continuar. Toda vez que me exercito, sinto-me melhor, com mais ânimo”, destaca. “Já fiz trilha em Bonito e na semana passada estive com minha filha e netos nas Furnas do Dionísio, onde nos divertimos”.

No último passeio, aproveitou para tomar banho na cacheira, subir o morro, atravessar o rio e fazer muitas fotos para registrar o momento. Inclusive, uma dessas imagens foi postada nas redes socais de uma das netas de Naltir, mostrando que foi um fim de ano divertido e agitado na família Tonon.

Nesse fim de semana, a vovó radical vai aproveitar os últimos dias com a neta que veio de São Paulo para visitá-la. “Não farei trilha porque combinei de sair para tomar um café com ela, pois já vai voltar para cidade onde mora”.

Após esse período, ela está apta a convites parar curtir a vida da melhor forma, aproveitando cada minuto. Em março Naltir completa 77 anos de pura juventude e esbanjando saúde. A vovó radical agora é inspiração não só da família, como também de muitos moradores que lendo sua história podem fazer o mesmo para chegar na terceira idade inteiro.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

O passeio em família terminou com banho na cachoeira, na Furnas do Dionísio (Foto: Arquivo pessoal)O passeio em família terminou com banho na cachoeira, na Furnas do Dionísio (Foto: Arquivo pessoal)
Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2020 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.