ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Apesar de muitas eleições, votar exige melhor roupa

Ângela Kempfer | 07/10/2012 15:17
Dona Valdir, lindinha na sessão eleitoral. (Fotos: Minamar Júnior)
Dona Valdir, lindinha na sessão eleitoral. (Fotos: Minamar Júnior)

Dona Valdir Ribeiro Trindade já não se incomoda diante da surpresa com o nome que na maioria das vezes batiza os homens. “É Valdir sim”, mostra o título de eleitor.

Talvez por ter sido sempre assim, desde a infância, ela não tem preguiça com o capricho. Para votar neste domingo,  saiu de casas com brincos enormes, brilhantes, pulseiras, colar, óculos escuros e blusa cor de rosa. Na boca, o batom vermelho, é claro. Nos olhos, a sombra e o iluminador. “Gosto de ser assim, faceira, na beca”, conta.

Há oito eleições a senhora só vota por “respeito”, não aos outros, mas à ela mesma. “Tenho 86 anos, nem precisaria estar aqui, mas a vida ensinou que a gente tem de fazer tudo certo. Se eles errarem depois, o pecado é deles”, analisa.

A gaúcha, nascida em Alegrete, a terra de Mário Quintana, está aqui há tanto tempo que já comprou até o túmulo em Campo Grande, conta com a gargalhada de quem leva a vida muito sorridente e maquiada. “A gente não pode é querer a morrer. Tem de ser da vida, não da morte”, ensina.

Já no ponto de ônibus distante dali, depois de votar cedinho com a namorada, a coincidência é encontrar Altino Brum, também com 86 anos e completamente "embecado" para um dia que aprendeu a reverenciar quando era político, vereador em Sidrolândia. “Fui o mais votado no Brasil em 72, consegui 61% dos votos na cidade, mais que o prefeito”, lembra entusiasmado.

As histórias vão surgindo, sob o olhar da namorada Maria Afonso, de 74 anos. Os dois começaram a namorar em 2010, outro sinal do vigor dos eleitores que não votam mais por obrigação. “Só é obrigatório até os 70 né? mas quem é velho tem poucas importâncias, tem de aproveitar”, diz Altino.

São muitas primaveras, tantas outras eleições e vários desgostos, mas eles insistem. “Não dá para virar as costas. Jogador de futebol e político é tudo pilantra mesmo, mas não é por isso que eu também vou ser”, justifica Altino.

Altino e a namorada, depois da votação.
Altino e a namorada, depois da votação.
Nos siga no Google Notícias