ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Cansada de 'parecer fantasma', Negona virou maquiadora

De tanto ver maquiador errar com ela, Elisângela fez curso de maquiagem e se especializou em pele negra

Por Clayton Neves | 03/07/2025 06:55
Cansada de 'parecer fantasma', Negona virou maquiadora
Elisângela tem 44 anos e se especializou em maquiagem para pele negra. (Foto: Paulo Francis)

Aos 44 anos, a maquiadora Elisângela Maria de Queiroz, a ‘Negona’, espalha autoestima por onde passa. Mas quem vê a mulher confiante com a própria imagem, nem imagina que a paixão pela maquiagem nasceu de repetidas frustrações que ela já enfrentou.

Toda vez que precisava fazer uma produção, a história era sempre a mesma. Ela até mudava de maquiador, mas sempre passava pelo constrangimento de ser maquiada de forma errada, ao ponto de sair com a pele opaca e “branca” nas fotos. “Eu pagava para me maquiar e saía parecendo um fantasma, branca, estranha. Era a coisa mais triste do mundo”, lembra.

Até na hora de trabalhar, a maquiagem virava um perrengue na vida de Elisângela. “Eu trabalhava como segurança de uma balada famosa aqui da cidade, e lá as mulheres iam todas produzidas, cheias de brilho. Eu também precisava estar bem bonita, mas sempre que eu pedia pra alguém me maquiar, me deixavam com a cara branca, horrorosa”, conta.

Cansada de 'parecer fantasma', Negona virou maquiadora
Hoje, maquiagem se tornou fonte de renda de Elisângela. (Foto: @negonamake)

A virada de chave aconteceu em um concurso de Miss, meses antes da pandemia. Negona foi contratada para fazer a segurança da coordenadora do evento e, nos bastidores, conversou com maquiadores e até ganhou um pincel de presente. “Naquele dia eu decidi que seria maquiadora”, afirma.

Decidida, no dia seguinte ela já se matriculou em um curso de maquiagem. Mais do que um meio para aprender técnicas de maquiagem, ela encarou o curso como uma missão. Queria mostrar que a pele negra merece ser celebrada com todos os tons e possibilidades que existem.

“Eu estudava e já chamava as clientes do meu trabalho para serem minhas modelos. Fui dando a cara pra bater, porque no começo ninguém acredita na gente”, lembra. E a coragem deu certo. Hoje, ela vive exclusivamente de maquiagem. “A maquiagem deu tão certo que hoje é minha única renda”, afirma.

Cansada de 'parecer fantasma', Negona virou maquiadora
Negona exibe produtos que utiliza nas maquiagens que faz. (Foto: Paulo Francis)

Negona é especialista em pele negra e sabe bem o peso de um tom mal escolhido. Segundo ela, o maior erro em peles negras é a escolha da base. “A maquiagem tem o poder de te destruir ou te deixar maravilhosa. Então eu sempre faço o teste com flash, peço para a cliente pegar o celular e testar. Se estourar, a gente arruma na hora”, explica.

Mas além da técnica, ela afirma que o segredo está no cuidado. Diferente de muitas experiências que viveu, ela diz que oferece espelho, ouvidos atentos e liberdade para a cliente opinar. “Eu dou a oportunidade de falar porque era isso que eu queria quando me maquiavam. É sobre ter respeito por quem está sentado ali”, pontua.

Para Elisângela, a maquiagem vai muito além de cobrir manchas ou ressaltar traços, é uma ferramenta para empoderar as pessoas que atende. Recentemente, ela promoveu uma oficina de maquiagem na comunidade quilombola Furnas do Dionísio.

Cansada de 'parecer fantasma', Negona virou maquiadora
Recentemente, maquiadora participou de oficina em comunidade quilombola. (Foto: @negonamake)

“Eu quero exaltar mulheres negras iguais a mim. Através da maquiagem eu aprendi a me amar, e meu objetivo é que todas também tenham essa autoestima e enxerguem sua beleza. Quero provar que podemos tudo. Podemos usar amarelo, rosa, tudo fica lindo na gente”, relata.

E para ela, não existe desculpa para não se cuidar. “Não é uma questão de dinheiro. Você pode ter só um batom, mas usar como blush, como sombra. Não precisa ser maquiagem importada. Com R$ 100 você monta um kit que te deixa maravilhosa”, garante.

Mãe de três filhos, Luciano, de 23 anos, Valdemir, de 13, e Luiza, de 10 , Negona quer levar a mensagem de liberdade, alegria e amor próprio adiante. “Eu quero chegar em outras mulheres para dizer que elas são maravilhosas, que podem correr atrás dos sonhos, que devem se produzir, se maquiar e serem lindas como são”, finaliza.

Cansada de 'parecer fantasma', Negona virou maquiadora

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias