ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Cerrado inspirou licor regional feito com maracujá, burrito e gin

Amigas há mais de duas décadas criaram bebida que destina parte das vendas à preservação

Por Clayton Neves | 05/09/2026 07:44
Cerrado inspirou licor regional feito com maracujá, burrito e gin
Além do licor que homenageia o Cerrado, linha tem três versões cremosas. (Foto: Divulgação)

Uma garrafa de licor trazida da Irlanda foi parar na mesa de duas amigas que se conhecem desde a 7ª série. O que poderia ser apenas mais uma bebida compartilhada entre Tatiane Andrade e Juliana Polonio acabou virando assunto de negócio e, depois de quase um ano de testes, uma marca de licores com DNA sul-mato-grossense.

Tatiane passou cinco anos morando na Irlanda. Foi por lá que descobriu o gosto por licores, especialmente o Baileys, bebida tradicional do país. Antes disso, ela conta que não tinha o hábito de tomar esse tipo de bebida. “Por aqui, a preferência era pela cerveja”, detalha.

Quando voltou ao Brasil, reencontrou Juliana, amiga de escola de mais de duas décadas. Em uma das primeiras reuniões das duas, Tatiane levou uma garrafa do licor irlandês para a amiga provar e a partir daí veio a ideia de empreender no ramo.

Cerrado inspirou licor regional feito com maracujá, burrito e gin
Tatiane e Juliana são amigas há mais de 20 anos e agora são sócias no negócio de licores. (Foto: Divulgação)

Juliana já tinha experiência com empreendedorismo e fez a provocação para amiga se juntar ao negócio que até então era só uma possibilidade. Tatiane, engenheira de alimentos, topou o desafio. “Começamos a testar fórmulas e fazia receita. A gente ficou quase um ano assim, testando a fórmula”, conta Tatiane.

Juliana lembra que nada saiu pronto de uma receita encontrada por acaso. As duas foram construindo os sabores juntas. “Tudo foi assim, nós duas mesmo fomos testando receitas até chegar num paladar que agradasse a gente. Algumas pessoas próximas foram experimentando com a gente para aprovar, para dar um feedback e até a gente bater o martelo”, destaca.

Entre os primeiros sabores vieram o Moca, feito com chocolate, café e coco, e o Pistache, de chocolate branco com pistache. O Quatro Leites com Morango também foi uma referência afetiva à confeitaria sul-mato-grossense.

Cerrado inspirou licor regional feito com maracujá, burrito e gin
Produtos são feitos artesanalmente em Dourados pelas duas amigas. (Foto: Divulgação)

“É inspirado no bolo, né, da confeitaria aqui no nosso Estado. É bem típico, assim, o bolo de quatro leites com morango”, explica Juliana.

Depois de criar os sabores cremosos, as amigas sentiram que faltava uma bebida que conversasse mais diretamente com o clima de Mato Grosso do Sul.

A ideia ganhou força  e a proposta era buscar algo mais tropical, cítrico e adequado aos dias quentes. Foi aí que nasceu o Cerrado.

O licor combina maracujá, caju-mirim, burrito e gin produzido em Campo Grande. O burrito entrou na receita por sugestão de Juliana, que é bióloga e também tem um hábito de tomar tereré.  “Todo dia ela toma tereré e ela gosta de colocar o burrito. E aí ela deu a ideia de inserir”, conta.

A ideia deu certo e a erva trouxe o toque herbal que as duas procuravam.  “As frutas em si não são 100% Cerrado sul-mato-grossense. Apesar do maracujá ter no Brasil inteiro e o caju ser uma fruta encontrada em Cerrado, ele é encontrado em Cerrado de vários estados”, pontua Juliana.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

A homenagem ao bioma aparece também na proposta criada junto à bebida. A cada garrafa de 750 ml é vendida a R$ 85,90 e R$ 1 será destinado a ações de conservação e recuperação dos biomas de Mato Grosso do Sul. As empresárias contam que estão em negociação com ONGs para definir as parcerias.

 “Não é só carregar ali uma arara no rótulo, mas fazer de algum tipo de ação na prática para colaborar isso”, explica Juliana.

A empresa ainda é pequena e foi oficialmente aberta no fim de fevereiro. A produção continua artesanal e conforme a demanda, mas o alcance já surpreendeu as duas. Pelo e-commerce, os licores chegaram a consumidores de 17 estados brasileiros.

A Tavolo Licores fica em Dourados e o telefone para contato é o (67) 99263-7737.

 Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.