ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Diagnóstico de doença sem cura fez Meire se tornar uma ‘mãe rara’

Em 2017, Guilherme foi diagnosticado com distrofia muscular e desde então Meire precisou refazer sua vida

Aletheya Alves | 10/08/2022 07:33
Meire descobriu diagnóstico de Guilherme há sete anos. (Foto: Arquivo pessoal)
Meire descobriu diagnóstico de Guilherme há sete anos. (Foto: Arquivo pessoal)

Há 5 anos, Meire Cristina de Souza descobriu que o filho, Guilherme, havia nascido com uma doença rara e sem cura chamada distrofia muscular de Duchenne. Desde então, ela precisou refazer a vida dos dois e, nesse caminho, conseguiu construir novos sonhos ao se conectar com outras “mães raras”.

“Eu perdi a vontade de olhar no espelho e seguir a vida porque essa doença é progressiva e sem cura”. Resumindo como foi receber o diagnóstico de Guilherme em 2017, Meire conta que a batalha iniciada naquele ano parecia ser uma luta perdida.

Hoje, ela é formada em nutrição e aliou a experiência com o tratamento do filho a relatos de outras mães para ajudar a si mesma e pessoas que estejam passando por algo parecido.

Antes mesmo do laudo chegar, Meire explica que vários diagnósticos errados surgiram. Depois de diversos exames é que ela descobriu a síndrome de Duchenne, uma doença que causa fraqueza muscular progressivamente e pode afetar desde as batidas do coração até movimentos voluntários.

Desde então, ela conta que foram necessárias várias etapas, incluindo encontrar uma nova profissão e se inspirar no filho, além de compartilhar suas experiências com outras mães para voltar a sorrir. “Com meu filho me motivando comecei a postar meu dia a dia, criei doces saudáveis e decidi cursar nutrição e lutar para conseguir cuidar do meu filho e custear seu tratamento”.

Ela conta que tem recebido apoio do filho para aprender novas coisas. (Foto: Arquivo pessoal)
Ela conta que tem recebido apoio do filho para aprender novas coisas. (Foto: Arquivo pessoal)
Mãe conta que lidar com o diagnóstico é uma sequência de batalhas. (Foto: Arquivo pessoal)
Mãe conta que lidar com o diagnóstico é uma sequência de batalhas. (Foto: Arquivo pessoal)

No início, a preocupação principal era entender como Guilherme poderia ser tratado com mais qualidade. Por isso, Meire precisou deixar o trabalho como vendedora para trás e buscar os médicos adequados.

“Hoje ele tem acompanhamento com vários médicos e faz diversas terapias, além de tomar nove medicações por dia. O tratamento ameniza a doença, mas não cura, então ainda está em fase de pesquisas”, conta Meire.

Já sabendo como lidar com a doença partindo de Guilherme, ela explica que entendeu precisar encontrar seu próprio tratamento também. “Demorei mais ou menos um ano para conseguir entender tudo e aceitar. Sofri muito, chorei, mas resolvi transformar toda a dor para mudar minha realidade e a do meu filho”.

Por ter saído do antigo serviço e viver com insegurança, ela explica que começou a ter crises de pânico e decidiu começar a comunicar suas experiências. “Dentro de mim algo dizia que eu seria capaz de fazer a diferença na vida das pessoas e dar voz para mães raras e filhos especiais. Comecei então uma luta para entender a minha vida, minha saúde mental e do corpo”, narra.

Foi assim que surgiram suas páginas no Instagram, @diariodemulheresfitnes e @diariodeumheroi. Como Meire relata, ela passou a ter contato com mães brasileiras e dos Estados Unidos para compartilhar as experiências e, no meio do caminho, decidiu voltar a estudar.

Devido ao diagnóstico de Guilherme, ela notou que precisaria refazer sua dieta alimentar e assim resolveu começar a estudar sobre nutrição. “Ele não poderia ter sobrepeso porque afeta a mobilidade, então comecei a estudar assim e me apaixonei. Assim comecei a cursar nutrição e meu filho está me apoiando. Também criei doces saudáveis para vender e motivar as pessoas a cuidar da saúde”.

Sobre a experiência das mães e outras pessoas que precisam aprender a viver com diagnósticos difíceis, Meire completa que seu novo sonho é construir uma ONG de apoio para outras mães raras. “Esse amparo não existe, mas vou lutar para conseguir vencer esses obstáculos. Esse diagnóstico é devastador, mas não tira o sorriso no rosto do meu filho e nem minha motivação de acreditar que sou capaz”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias