ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Em 25 anos de parceria, turma não se perdeu graças a "amizade sem partido"

Grupo de amigos hoje tem até "sede própria" para o sagrado joguinho de futebol

Thailla Torres | 04/10/2017 06:05
Turma se conheceu no meio político, mas nenhuma diferença partidária foi capaz de desfazer o laço de amizade. (Foto: Arquivo Pessoal)
Turma se conheceu no meio político, mas nenhuma diferença partidária foi capaz de desfazer o laço de amizade. (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma amizade sem partido. Esse é o lema da "Turma do Marcílio" que, há 25 anos, faz de tudo para se encontrar aos sábados. O título faz referência ao amigo Marcilio de Souza Silva, de 63 anos, profissional da Educação Física, mas que sempre foi dedicado à vida política.

Nesse tempo todo, nunca foi utilidade para ele discutir política ou levantar bandeira para um candidato quando o momento era de curtir os amigos, garante ele. De maneira sábia, notou como era valioso deixar de lado as diferenças e foi dessa forma que conquistou uma turma fiel para vida toda.

Tudo começou em 1993. Juvêncio César da Fonseca era prefeito de Campo Grande e Marcílio foi assessor de gabinete. Percebeu, à época, que posições divergentes eram o que sempre afastavam os colegas de trabalho.

"Já era aquela colcha de retalhos na política. Gente pensando diferente pra todo lado e isso dificultava muito a nossa integração. Foi naquele momento que pensei numa solução para reunir os amigos", conta Marcílio.

São do tempo de Juvêncio César da Fonseca, prefeito que comandou a cidade por dois mandatos.(Foto: Arquivo Pessoal)
São do tempo de Juvêncio César da Fonseca, prefeito que comandou a cidade por dois mandatos.(Foto: Arquivo Pessoal)

Como educador físico, para ele, a única maneira de juntar todo mundo era através do esporte. Marcilio escolheu o futebol e não demorou muito para conseguir parceiros de time.

"Então naquele ano criamos a turma de prefeitura. Mas acabou se tornando uma turma vasta e muita gente não estava entendo o que acontecia. Mas era só uma diversão fora do trabalho".

Muitos entraram e saíram, até que finalmente a turma estava fechada. Foi questão de meses para Marcilio ver a integração de trabalhadores que não exerciam um cargo político, mas trabalham como assessores, coordenadores de campanha e eventos do meio. "Imagina só, cada um tinha uma ideologia, um candidato, um partido, mas nunca isso fez parte das nossas jogadas", diz.

Com tanta cabeça pensando diferente, surgiu a dúvida se turma daria certo, mas Marcílio nunca teve dúvidas. Foi só o primeiro amigo querer falar de política, que o grupo logo estabeleceu um lema que conquistou a união. "Muita gente pergunta como eu consigo, mas eu não consigo sozinho. Na verdade, é o grupo que se mantém. Nos aprendemos a respeitar o espaço e o coração do outro dentro do jogo. É como respeitar o espaço dentro de uma família".

Hoje, a maioria com cabelinhos branquinhos, dividem o campo com filhos e netos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Hoje, a maioria com cabelinhos branquinhos, dividem o campo com filhos e netos. (Foto: Arquivo Pessoal)

A união é tanta que, juntos, superam desafios e momentos difíceis. "Em 25 anos descobrimos muita coisa um do outro. A amizade é tanta que temos a liberdade de ajudar e abraçar quando sentimos a dor do outro. Por isso a gente ajuda no momento de dificuldade, abraçamos quando alguém falece e fazemos um trabalho social, juntos, todo mês", conta.

A turma cresceu tanto que precisou ganhar a independência. Depois de anos se reunindo em clubes da cidade, construíram uma sede na região da Chácara dos Poderes. "Não tem um campo melhor que o nosso", ri.

Em campo, não existe perdedor e toda felicidade é compartilhada. "Nesse tempo todo, fizemos apenas 8 jogos com equipes de fora e não ganhamos nenhum. Por que no fundo ninguém está ali pra ficar dividindo bola, fazendo falta no adversário ou impedindo o gol. A gente quer mesmo é que todo mundo saia feliz", afirma.

Até as esposas entram na parceria. "Minha esposa é ciumenta, mas se chega sábado e digo que não vou, é ela quem fica nervosa. É companheira na nossa tradição".

Para Marcílio, o grupo é a prova de que política não se discute. E no tempo das redes sociais, onde qualquer discussão política é levada a sério, ele deixa o recado. "A essência de uma turma amiga é a união e a confraternização. Se mistura os assuntos, não vai dar certo. Entre amigos, política não se discute, não aposta e nem crítica", ensina.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias