ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Em asilo, Geraldo ganha câmera e realiza sonho de clicar passarinhos

Outro idoso se emocionou ao ganhar um celular para poder ligar à família do filho que partiu

Thailla Torres | 19/12/2020 07:16
Geraldo Lopes ganhou a sonhada câmera para fotografar passarinhos (Foto: Silas Lima)
Geraldo Lopes ganhou a sonhada câmera para fotografar passarinhos (Foto: Silas Lima)

Assim como as crianças pedem para o Papai Noel, os idosos também têm sua listinha de desejos. Neste Natal, a Sirpha Lar do Idoso anotou os pedidos dos 79 moradores da casa. Por sorte todos foram adotados e, ontem (18), foi o momento da entrega dos presentes. Cada embalagem colorida fez a alegria de quem acima do presente, gostaria de ser lembrado no Natal.

No lar, os idosos são assistidos por uma equipe de profissionais que, além de atender as necessidades básicas de cada um, também dedicam tempo para tornar melhor os últimos anos de quem já passou por muito perrengue durante a vida. Por isso, todo fim de ano, eles fazem a lista de presentes e uma confraternização.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em ano difícil, onde a saudade se fez mais presente por causa da pandemia, muitos ficaram sem ver os seus familiares, por isso, a dedicação nessa sexta-feira da equipe foi proporcionar um pouquinho de diversão que pudesse apagar a tristeza e trazer a magia do Natal por longos minutos.

Não teve quem não se emocionou nessa entrega. Seu Geraldo Lopes, um dos moradores da casa, só tinha fôlego para sorrir. Depois de pedir uma câmera fotográfica para realizar o sonho de fotografar os passarinhos do asilo, ele finalmente recebeu o equipamento. Uma câmera semiprofissional foi o presentão de fotógrafos de Campo Grande, que quando souberam do pedido logo organizaram uma vaquinha para comprar a câmera.

Um dos fotógrafos realizou a entrega no período da tarde e ensinou seu Geraldo a usar o presente. Ele, claro, saiu fotografando não só passarinhos, mas sorrisos e funcionários que hoje são para ele a família.

Edgar afinando o violão que ganhou de presente. (Foto: Silas Lima)
Edgar afinando o violão que ganhou de presente. (Foto: Silas Lima)

Do outro lado da varanda estava seu Edgar, radiante por ter ganhado um violão. “Eu sou músico, cantei muito na época do Rei do Gado”, lembra. Natural de Muritinga do Sul, ele se diz apaixonado por música e agora quer tocar todos os dias para os outros moradores.

Seu Vinicius Cabreira nem quis abrir o presente, alegria dele foi cantar com os músicos e lembrar da vida que tinha em Aquidauana. Sorridente, roubou a cena cantando e dançando em sua cadeira de rodas.

Mas quem não segurou o choro foi seu Altamir Soares de Oliveira, hoje com 77 anos, que pediu um celular do modelo antigo, daquele de botões, em que o em que o teclado não é touch screen e sim digitado letra por letra, número por número para poder falar com a nora quando a saudade do filho que o adotou bater mais forte.

“Agora vou poder saber dos meus netos. Estou muito feliz”, resumiu entre lágrimas.

A história de Altamir já foi contada pelo Campo Grande News. Em 2019, no Dia dos Pais, o Lado B chegou a narrar a história da perspectiva de quem, na velhice, descobriu novo significado para a paternidade quando foi "adotado" pelo músico Mário Fonseca Júnior. O músico era voluntário na casa e os dois criaram tamanho laço que aos finais de semana seu Altamir ia para a casa do filho e da nora ficar junto dos netos.

Seu Vinicius era só alegria com a cantoria na entrega dos presentes (Foto: Silas Lima)
Seu Vinicius era só alegria com a cantoria na entrega dos presentes (Foto: Silas Lima)

Até outubro do ano passado, Mário Júnior ia duas vezes por semana ao lar de idosos ver o pai e alegrar os demais moradores com música. As visitas foram interrompidas quando o músico morreu num acidente na Avenida Cônsul Assaf Trad. Conhecido como Juninho da Fonseca, ele era maestro do Coral Guarani, violinista e violeiro conhecido no Brasil e Paraguai, além do filho do coração de seu Altamir.

Para a assistente social Natália Grabowski, a entrega deste ano foi um alento. “Essa ação é muito especial para os idosos diante desse ano tão difícil que tivemos. Precisamos restringir todas as visitas de familiares, amigos, voluntários e eles sentiram muito. Mas tivemos o apoio de equipe maravilhosa, que se desdobrou para levar amor e alegria para eles dia após dia. Hoje, mais uma vez estamos com o coração cheio de gratidão por podermos proporcionar-lhes esses sorrisos lindos que estamos vendo. E isso só foi possível graças a todas as pessoas que adotaram as cartinhas, levaram os presentes e acreditaram nos sonhos deles”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Entrega de presentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 18 (Foto: Silas Lima)
Entrega de presentes foi realizada nesta sexta-feira, dia 18 (Foto: Silas Lima)
Nos siga no Google Notícias