ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Imagine uma escola que prepara crianças para a vida. Essa escola existe

Informe Publicitário | 31/08/2015 07:30
Imagine uma escola que prepara crianças para a vida. Essa escola existe

O desejo de proporcionar uma educação emocional de qualidade para os seus próprios filhos foi o impulso que fez a psicóloga Ana Flávia Weis desenvolver um programa de inteligência emocional para crianças e adolescentes. Foi isto que a levou a criar o ‘Escola da Vida’.

A psicóloga Ana Flávia é a primeira terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas no Mato Grosso do Sul, tendo Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mestrado em Psicologia da Saúde. Além disso, é professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia, em Campo Grande, Dourados e Brasília/DF. É um currículo mais que suficiente para o desenvolvimento de um programa autoral que visasse desenvolver competências emocionais e sociais em crianças e adolescentes.

Ana Flávia Weis - Psicóloga
Ana Flávia Weis - Psicóloga

Entretanto, a tarefa de desenvolver um programa assim, não foi fácil, pois apesar da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que as crianças e adolescentes participassem de programas que ensinassem Habilidades de Vida como meio de prevenção de ansiedade e depressão, no Brasil existe pouco material sobre o assunto.

Foi através de muito estudo, de ter participado do Curso Habilidades de Vida de origem na Austrália, com franquia no Brasil, depois de ter trabalhado na prática, ao longo de quatro anos, supervisionando grupos de habilidades de vida, foi surgindo um programa, genuinamente campo-grandense, para treino de Habilidades de Vida.

Imagine uma escola que prepara crianças para a vida. Essa escola existe

Para entender melhor, habilidades de vida fazem parte de um conjunto de competências emocionais, comportamentais e cognitivas que favorecem o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A criadora deixa claro que o ‘Escola da Vida’ não é terapia. “As crianças não vêm para cá para tratarem de um transtorno ou porque têm esse ou aquele problema psicológico, pois para isso existem as sessões de terapia. O programa é para evitar que estes problemas surjam, para ensinar as crianças e adolescentes a lidarem com seus sentimentos e comportamentos. É realmente uma Escola da Vida.”

Mas como funciona o programa Escola da Vida?

O programa tem a duração de três meses, com encontros semanais em grupo de até 10 pessoas. Os grupos são divididos de acordo com as faixas etárias (4-6; 7-9; 10-13 anos) e as atividades são preparadas exclusivamente de acordo com o nível de desenvolvimento de cada idade. Nos encontros são trabalhadas as habilidades que a Organização Mundial de Saúde recomenda, e são elas: autoconhecimento, relacionamentos pessoais, empatia, comunicação eficaz, lidar com o estresse, resolução de problemas, tomada de decisão, pensamento crítico, lidar com sentimentos e emoções.

Os pais também participam do programa em dois encontros individuais com as psicólogas e ao longo dos encontros recebem um feedback das crianças.

Os grupos de habilidades de vida são uma oportunidade de treinar habilidades que favorecem o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes contribuindo assim com a prevenção de problemas psicológicos.

Para saber mais sobre a ‘Escola da Vida’ você pode acessar os vídeos de lançamento dos grupos que começam em setembro/2015.
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=MZYeUnAYMOc
Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=tAvDHiZOoTg
Vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=Xu3huYiq-0Q

Para mais informações você pode acessar a fanpage do Instituto Ana Flávia Weis de Terapia Cognitivo-Comportamental (www.facebook.com/institutoanaflaviaweis). Também pelo site: www.anaflaviaweis.com.br.

A sede do Instituto fica na Rua Eduardo Santos Pereira, 465, casa 1.
Telefones: 67 9900-8484 / 67 3201-0432.

Nos siga no Google Notícias