ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Longe de casa, chineses comemoram Ano do Porco comendo churrasco

Na China, o novo ciclo começa nesta terça-feira (5) com festa que pode durar até duas semanas, mas os chineses no Brasil começam a deixar a tradição de lado

Tatiana Marin | 05/02/2019 16:59
Leo Zhu mostra vídeo de como é comemorado o Ano Novo na China, mas aqui ele participou de um churrasco. (Foto: Kísie Ainoã)
Leo Zhu mostra vídeo de como é comemorado o Ano Novo na China, mas aqui ele participou de um churrasco. (Foto: Kísie Ainoã)

O Ano Novo chinês está começando nesta terça-feira (5). Para os chineses que vivem na China a festa apenas começou e pode durar dias, dependendo da região, mas para aqueles que deixaram o país, a tradição já não é tão forte. Em Campo Grande, os que comemoram se reúnem com família ou amigos e alguns tem até festa com churrasco.

O Campo Grande News foi para o centro da Capital para conhecer um pouco dos costumes deste povo de olhos puxados que escolheu a Capital para viver. Entre os oito estabelecimentos que visitamos, eles tentavam se esquivar e pediam para algum atendente falar com a reportagem. Poucos deram atenção como o Leo Zhu, de 31 anos, e a Stela Chen Fang Fang, de 32 - os únicos que se deixaram ser fotografados.

Nosso primeiro entrevistado foi Leo Zhu, de 31 anos, que está há 8 anos em Campo Grande e mantém uma loja na Calógeras. Apesar de acanhado e mal entendendo o que perguntávamos, Leo mostrou em um vídeo como é comemorado o Ano Novo na China: os dragões coloridos que dançam pelas ruas. Ele disse que em alguns lugares as manifestações podem durar até 15 dias, mas aqui no Brasil eles se reúnem e “churrasco” foi a palavra nitidamente dita.

Festas nas ruas que podem durar duas semanas. (Foto: Kísie Ainoã)
Festas nas ruas que podem durar duas semanas. (Foto: Kísie Ainoã)
Leo Zhu está há 8 anos em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)
Leo Zhu está há 8 anos em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)

A próxima parada foi em outra loja bem próxima, na Barão do Rio Branco. Lucas, de 40 anos, não quis dizer o sobrenome e tentou se desvencilhar da reportagem, mas conseguimos extrair alguma coisa. Morando no Brasil há mais de 10 anos, ele disse que não mantém a tradição, mas faz festa durante as comemorações ocidentais - Natal e Ano Novo.

Na 14 de Julho e Afonso Pena, ainda tentamos falar com Kelly, Aline e outros dois que nem o nome conseguimos descobrir. Dois, 3, 5 anos de trabalho no comércio e a língua ainda é uma barreira. Ou seria uma desculpa?

De volta à Calógeras, falamos com a Thays, de 30 anos, que trabalha em uma lanchonete. Foi uma das moças que conseguimos cativar com um pouco de conversa, mas ela não conseguiu explicar quais pratos típicos foram preparados para a confraternização que participou na noite desta segunda-feira (4). Colegas explicaram ela é a única da família no Brasil, então comemorou com amigos. Também disseram que ela quase não entende e pouco fala o Português.

Dona Lili Zhu, há 7 anos no Brasil, tem mais vocabulário. Entre a timidez e a simpatia, ela contou que para o marido e os três filhos preparou carne e frango. “Mas nós fazemos cozido, aqui fazem assado”, ressalta.

Stela comemorou o Ano Nono com marido e filhos. (Foto: Kísie Ainoã)
Stela comemorou o Ano Nono com marido e filhos. (Foto: Kísie Ainoã)

Quando quase desistíamos de conseguir outra foto, na Dom Aquino, Stela foi nosso alento. Contou que também mantém a tradição e prepara pratos especiais para o marido e os três filhos - dois deles nascidos no Brasil. .

Ano Novo Chinês - A maioria dos ocidentais sabe que os anos do calendário são dedicados aos signos, representados pelos animais: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco. O ano que começa nesta terça-feira (5) é do porco.

O ciclo dos países orientais que seguem o calendário chinês não tem 365 dias como o calendário adotado no ocidente. O sistema leva em conta tanto as fases da lua como a posição do sol. O Ano Novo Chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Simples assim! Com isso, o primeiro dia de cada Ano Novo Chinês sempre cai em uma data diferente do calendário ocidental.

Nos siga no Google Notícias