A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

16/04/2018 07:00

Na semana de Santo Expedito, lista de causas urgentes é grande entre devotas

Aposentadoria, vitórias na Justiça e casamento são alguns dos milagres intermediados pelo santo

Danielle Valentim
Um churrasco neste domingo (15) fez parte da festa e entre os presentes, muitos fiéis com milagres para contar. (Foto: Comunidade Santo Expedito)Um churrasco neste domingo (15) fez parte da festa e entre os presentes, muitos fiéis com milagres para contar. (Foto: Comunidade Santo Expedito)

Vitória na Justiça, aposentadoria e até casamento. Conhecido como milagreiro das causas urgentes e impossíveis, o dia de Santo Expedito é celebrado no próximo dia 19 abril, mas a novena na comunidade do Jardim Itamaracá começou dez dias antes. 

A única comunidade do santo, que faz parte da Paróquia Santa Rita de Cássia, reservou várias homenagens. O novenário começou no dia 10 de abril com terço e missa. Na quinta-feira, 19 de abril, dia oficial do santo, uma missa solene encerra as comemorações.

Um churrasco neste domingo (15) fez parte da festa e entre os presentes, muitos fiéis com milagres para contar. A coordenadora e cofundadora da comunidade Reni Romero, de 65 anos, que o diga. Há 19 anos, a líder religiosa recebeu um milagre antes mesmo de conhecer a história do santo. garante.

Em 1999, a religiosa recebeu um milagre antes mesmo de conhecer a história do santo(Foto: Fernando Antunes)Em 1999, a religiosa recebeu um milagre antes mesmo de conhecer a história do santo(Foto: Fernando Antunes)
Com as fotos do projeto da nova igreja no celular, Reni espera mais um milagre difícil. (Foto: Fernando Antunes)Com as fotos do projeto da nova igreja no celular, Reni espera mais um milagre difícil. (Foto: Fernando Antunes)

“Entraram na Justiça contra mim, em 1999, com uma ação no valor de R$ 240 mil. Durante conversa com uma amiga que morava em São Paulo, contei o que tinha acontecido e ela me disse que faria uma novena em prol da causa e o tempo passou. No dia 13 de junho, minha amiga me ligou dizendo que eu tinha ganhado a causa. Dez dias depois saiu o resultado da audiência, e realmente eu tinha vencido”, conta.

A coordenadora diz que em 2000, na companhia do Padre Cenito, teve o desejo de comprar um terreno para a construção da igreja, mas nenhum dos dois tinha o dinheiro. Até que, mais uma vez, o Santo Expedito teria intercedido e a contadora recebeu de clientes uma quantia considerável, que na época foi usada para a compra do terreno. A primeira missa foi celebrada no dia 12 de dezembro de 2000.

Sebastiana La Rosa Hannes, de 83 anos, se orgulha em ter doado na companhia do marido a primeira imagem do santo para a comunidade.(Foto: Fernando Antunes)Sebastiana La Rosa Hannes, de 83 anos, se orgulha em ter doado na companhia do marido a primeira imagem do santo para a comunidade.(Foto: Fernando Antunes)

Próximo desejo - Com as fotos do projeto da nova igreja no celular, Reni espera mais um milagre difícil. A obra deve sair neste ano, mas não tem data confirmada. “Santo Expedito, é Santo Expedito, ele é imprevisível”, finalizou.

A fama da “urgência” veio porque as palavras “hoje” e não “amanhã” são marcas da conversão do santo. Conta a história, que o santo guerreiro morreu decapitado, em abril do ano 303, sob o comando do Imperador Diocleciano. Expedito era soldado romano, levava uma vida devassa, até que teve um marcante encontro com Deus.

Durante sua conversão foi tentado, pelo inimigo que se apresentou em forma de corvo, a não aceitar o cristianismo. O pássaro lhe segredou:  Amanhã…! amanhã…! amanhã…! O pedido de adiamento foi negado e o santo pisoteou o corvo gritando: Hoje! Nada de adiamento! Por isso a fama de urgente na fé cristã.

Casal Thiago Alves, de 23 anos, e Jaqueline Cavichioli, de 22 anos, garante que, apesar do casamenteiro ser Santo Antônio, a união dos dois foi concedida por Santo Expedito. (Foto: Fernando Antunes)Casal Thiago Alves, de 23 anos, e Jaqueline Cavichioli, de 22 anos, garante que, apesar do casamenteiro ser Santo Antônio, a união dos dois foi concedida por Santo Expedito. (Foto: Fernando Antunes)

Quem leva isso ao pé da letra é Sebastiana La Rosa Hannes, de 83 anos. Devota do protetor, a idosa jura ter uma lista extensa de milagres e se orgulha em  doado na companhia do marido a primeira imagem do santo para a comunidade.

“O último milagre ocorreu há uns dias. Tenho artrite e muita dor nos ossos. Mas desta vez estava com uma dor diferente de todas as outras. Iniciei a novena e antes do encerramento já estou curada. Mas a primeira graça e mais significante foi a aposentadoria do meu marido. Muito rápida porque com Santo Expedito o milagre é para “Hoje” e não para “Amanhã”, contou.

O arquiteto Thiago Alves, de 23 anos, e a publicitária Jaqueline Cavichioli, de 22 anos, garantem que, apesar do casamenteiro ser Santo Antônio, a união dos dois foi concedida por Santo Expedito.

“Me batizei aos 10 anos, eu e Thiago nos tornamos amigos. Foram sete anos de amizade até nos reecontrarmos na faculdade. Entre caronas e conversas começamos a namorar. Cheguei a me afastar por cerca de 3 anos da comunidade e foi ele quem me trouxe de volta" conta.

“Fizemos tudo juntos, a 1ª eucaristia, a crisma, mas sempre como amigos. Até que nos reencontramos. Hoje começamos o curso de noivos, serão cinco encontros até estarmos preparados. Não foi Santo Antônio o responsável por esse milagre. Foi Santo Expedito”, disse.

Guerreiro, Santo Expedido também é protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes. A imagem dele apresenta um traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás das espáduas com postura marcial. Em uma mão sustenta uma palma e na outra uma cruz. A Comunidade de Santo Expedito tem página no Facebook e fica na Rua Deocleciano Dias Bagagem, 868, Jardim Itamaracá, Campo Grande.

Guerreiro, Santo Expedido também é protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes. (Foto: Fernando AntunesGuerreiro, Santo Expedido também é protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes. (Foto: Fernando Antunes


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.