ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Comportamento

Na véspera da mudança de horário, campo-grandenses dividem opiniões

Gabriel Neris e Mariana Lopes | 20/10/2012 11:34
Lenhador Antonio Pereira de Souza é favorável a mudança para o Horário de Verão (Fotos: Minamar Júnior)
Lenhador Antonio Pereira de Souza é favorável a mudança para o Horário de Verão (Fotos: Minamar Júnior)

Quando o relógio chegar à meia-noite de hoje (20), o ponteiro deve ser adiantado em uma hora. Este é o Horário de Verão, que vai até o dia 17 de fevereiro, e tem dividido a opinião dos campo-grandenses.

O lenhador Antonio Pereira de Souza, 66, diz que é favorável à mudança e não se importa com o céu escuro ainda pela manhã. “Estou acostumado a levantar cedo. Deus ajuda quem cedo madruga e eu já levanto agradecendo”, brinca.

Seu Antonio afirma que até gosta de levantar mais cedo e crítica quem reclama. “Esse povo que reclama demais é tudo preguiçoso. Levanto mais cedo ainda para aproveitar o dia inteiro”.

Do lado contrário está a vendedora Rosimeire Vegas Garcia, 29. Ela diz que não aprova o Horário de Verão já que levantará mais cedo para trabalhar. “Estou acostumada com esse horário tradicional e o meu relógio biológico fala mais alto”, afirma.

Na opinião da vendedora, o dia não ficará mais longo e só sentirá a mudança na segunda-feira. “Amanhã posso dormir até mais tarde”.

O desenhista gráfico Roberto Ortiz, 45, também conta que é contra o Horário de Verão. Segundo ele, as pessoas não estão acostumadas com a modificação. “Quando acostumamos com o horário, muda e troca tudo de novo. O relógio biológico das pessoas fica todo bagunçado”, explica.

Quem também reprova a mudança no ponteiro é a auxiliar de limpeza Sirley Candido dos Santos, 36. Ela relata que terá que levantar mais cedo e sairá de casa com o céu ainda escuro. “Para quem precisa levantar bem cedo e pegar ônibus é horrível”, comenta. “O dia ficar mais longo não faz diferença nenhuma”, finaliza.

População se divide em relação a mudança de horário
População se divide em relação a mudança de horário

Luiz Eduardo Teruya, 29, funcionário público, não reclama da mudança. Pelo contrário, diz que pode aproveitar mais o dia. “A gente fica mais animado para sair do serviço e tomar um tereré”, prevê. “No começo é difícil, mas depois acostuma”, completa.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão da Enersul, concessionária de energia elétrica em 73 municípios, é que 8,9 GWH sejam economizados.

O volume representa 60% do consumo de um dia na soma das 73 cidades e é suficiente para abastecer Aquidauana, que conta com mais de 46 mil habitantes, no período de um mês. No País, a mudança do horário deve reduzir em 5% o consumo de energia.

O horário de verão tem como objetivo aproveitar melhor a luz natural e fazer com que o consumo de energia comece mais tarde, além de reduzir a demanda de fornecimento no horário de pico, evitando sobrecargas nas linhas de transmissão e subestações.

Nos siga no Google Notícias