ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Negócio anda fraco, mas compradores de ouro ainda lucram com brigas de casais

Alguns dizem que melhor dia é na sexta-feira, quando muita gente a aprece para vender aliança e usar o dinheiro na balada

Thailla Torres | 10/05/2018 07:35
Placa antiga, em um corredor do Centro, prova que o comércio é antigo por ali. (Foto: Paulo Francis)
Placa antiga, em um corredor do Centro, prova que o comércio é antigo por ali. (Foto: Paulo Francis)

Nas ruas do Centro da cidade o que não falta é placa dizendo: "Compro e vendo ouro". O desgaste na escrita prova o tempo de um dos comércios mais antigos do mundo. Por ali, o brilho do ouro que encanta é o mesmo que salva muita gente do aperto quando o bolso esvazia. Mas o negócio nunca andou tão devagar, dizem os negociadores. O único alento são os apaixonados, que adoram colocar e tirar alianças do dedo e, entre idas e vindas, a primeira coisa que fazem é se livrar da "má sorte" do anel.

"Aliança é o que mais vende. Sexta-feira, a gente compra muito, é o que faz dinheiro na hora", diz o comprador de ouro Antônio Pedro Fernandes, de 54 anos. "Tem gente que briga e vende aliança para ir para a balada", explica.

Diante da decadência do negócio, segundo os comerciantes, a compra só é promissora por aqui por conta do número de separações. "Ninguém vai dar a mesma aliança para mulher ou homem atual. Acaba o casamento, a aliança vai junto. Quando alguém joga fora, dá até dó", justifica Antônio.

Balança ainda usada por Antônio Mangelli. (Foto: Paulo Francis)
Balança ainda usada por Antônio Mangelli. (Foto: Paulo Francis)
Tem cliente que só confia nas antigas. (Foto: Paulo Francis)
Tem cliente que só confia nas antigas. (Foto: Paulo Francis)

Depois da aliança, chegam até os corredores poucos colares, pulseiras, anéis, joias compradas por um valor altíssimo que tornam-se um desgosto para quem se desfaz da peça. "Porque a gente compra ouro e na loja as pessoas compram joias. Aqui é o peso do ouro que vale, mas quando as pessoas chegam para vender, acreditam que vamos comprar pelo valor que a peça custou e não é".

Há dois anos, depois de abandonar a profissão de moto-taxista com a chegada do Uber, Antônio ouviu a ideia de um amigo e não pensou duas vezes: foi comprar ouro em um corredor escondido do Centro, para depois revender. "Agora estou com a oficina fechada, não está numa época muito boa para fabricar, tudo depende de tempo. Só compro e vendo".

A maioria das peças vendidas é comprada em leilões, de pessoas que penhoraram o metal valioso na esperança de regastá-lo, mas acabam perdendo para o banco.

É com esse medo que muita gente acaba batendo na porta para vender, diz outro comprador, Antônio Mangelli, de 63 anos. Metade de sua vida é marcada por esse tipo de comércio que começou com o irmão.

Pela segurança, ele pede para não ser fotografo depois de abrir uma porta de ferro no fim de um dos corredores da rua. "Ouro é dinheiro, é sempre bom tomar cuidado", diz se referindo a violência. "Meu irmão já foi assaltado, colocaram ele deitado no chão e levaram um lote inteiro", recorda.

Antônio Pedro está no ofício há 2 anos. (Foto: Paulo Francis)
Antônio Pedro está no ofício há 2 anos. (Foto: Paulo Francis)

Antônio conta ter vivido "tempos de glória" do ouro. "Na década de 80 e 90, era muita gente vendendo. "O pessoal ia penhorar no Banco, mas os avaliadores na época não tinham o treinamento que têm hoje. Como eu estava do lado, entravam aqui, mostravam o ouro e já saim com o dinheiro".

Com a decadência, a compra diminuiu e não é toda peça que Antônio aceita. "Se for uma quantia muito grande a gente não aguenta comprar".

Todo cuidado ainda é pouco, comenta. O que não falta é gente tentando enganar. "Para comprar, tento fazer um levantamento, porque ouro, geralmente, não tem documento. A gente nunca sabe se é da pessoa. Por isso, olho a gravura, peço documento pessoal e pergunto a data da compra".

Diante da freguesia antiga, na mesa de Antônio tem duas balanças, uma eletrônica outra manual. Mas a tradição ainda é o que domina "Tem cliente que prefere essa antiga, eu também prefiro. Mas tem quem não conheça e nem confie, daí usamos a eletrônica".

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Com a decadência nesse tipo de comércio, não é toda peça que o comprador aceita(Foto: Paulo Francis)
Com a decadência nesse tipo de comércio, não é toda peça que o comprador aceita(Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias