ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 30º

Comportamento

Nem comida grátis e lugar reservado vencem bebida no Carnaval

Mesmo assim, quem aproveitou o camarote do Detran garante que dá para se divertir sem beber

Por Aletheya Alves | 11/02/2024 07:52
Damares e Aly vão aproveitar todo o Carnaval sem bebida alcoólica. (Foto: Aletheya Alves)
Damares e Aly vão aproveitar todo o Carnaval sem bebida alcoólica. (Foto: Aletheya Alves)

Para incentivar a conscientização sobre o uso da bebida alcoólica durante o Carnaval, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) criou o “Camarote da Rodada” com lugar privilegiado, comida e água grátis para quem passar pelo teste do bafômetro. Em um contraste visível, a maioria nas ruas ainda prefere viver o Carnaval ao lado da bebida alcoólica, mas quem decidiu entrar na folia sem beber garante que dá para se divertir igualmente.

Na teoria, o cenário de quem afirma conseguir aproveitar o Carnaval sem beber também é diferente. Em enquete realizada pelo Campo Grande News, 69% afirmou que consegue passar por todos os dias sem ingerir álcool.

Próximo ao palco na Esplanada Ferroviária, o camarote está funcionando durante todos os dias de Carnaval, ou seja, segue até terça-feira (13). Aquele folião que não está ingerindo bebida alcoólica pode acessar o espaço das 18h às 00h, sendo que a capacidade máxima é para 20 pessoas de forma rotativa.

Com água na mão e aproveitando o coquetel disponibilizado no camarote, o produtor cultural, Aly Ladislau e a psicóloga do trabalho, Damares Costa integraram o pequeno grupo que recebeu tratamento privilegiado na noite deste sábado (10).

Camarote promovido pelo Detran conta com alimentação. (Foto: Aletheya Alves)
Camarote promovido pelo Detran conta com alimentação. (Foto: Aletheya Alves)
Há também batidinhas de frutas sem álcool para ninguém passar vontade. (Foto: Aletheya Alves)
Há também batidinhas de frutas sem álcool para ninguém passar vontade. (Foto: Aletheya Alves)
Para entrar é necessário fazer o teste do bafômetro. (Foto: Aletheya Alves)
Para entrar é necessário fazer o teste do bafômetro. (Foto: Aletheya Alves)



Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Enquanto Aly decidiu não beber por questões de saúde, Damares resolveu seguir o mesmo aqui por vontade espontânea. Sobre a experiência, o produtor cultural defendeu que o principal do Carnaval é a festa e não a bebida alcoólica.

“O Carnaval é uma expressão cultural tão forte, cheia de coisas e a bebida alcoólica não é algo essencial. As pessoas conseguem vir, dançar, brincar, se divertir sem necessariamente precisarem beber”, diz Aly.

Envolvido com a festa, ele é um dos criadores do Bloco Eita! e conta que sua relação com o Carnaval se tornou ainda mais especial. Pensando sobre como é viver os dias de festa de forma totalmente consciente, Aly narra que as memórias são construídas de uma forma diferente.

Concordando com o produtor, Damares também pontua que a festa consegue ser vivida de outras formas que não sejam com a bebida alcoólica. “Acho até que a gente pode aproveitar mais sem a bebida, de forma consciente mesmo. É uma experiência nova, diferente da maioria”.

Diretora de educação para o trânsito, Andrea Moringo conta que a primeira edição do camarote tem recebido uma boa aprovação, apesar da quantidade reduzida de pessoas acessando o espaço. No primeiro dia, cerca de 50 pessoas foram até o local.

“Como muita gente também ainda não sabe sobre o camarote, quando chegam aqui ficam surpresos com o atendimento. É uma iniciativa para a gente conscientizar as pessoas e também valorizar o motorista da rodada”, diz Andrea.

Amigas explicam que costumam beber, mas sempre com determinados cuidados. (Foto: Aletheya Alves)
Amigas explicam que costumam beber, mas sempre com determinados cuidados. (Foto: Aletheya Alves)

Do lado de fora, a vendedora Roberta Aldrovandi compôs sua fantasia justamente brincando com a bebida. E, questionada sobre aproveitar a festa sem o álcool, ela explicou que ainda prefere beber.

“A gente costuma beber, mas acho que dá para aproveitar sem. Olha essa festa linda, essas pessoas na rua aproveitando, brincando, cada um do seu jeito. Sempre andamos em grupo para sentir a segurança maior. Então ninguém fica com receio”, explica a vendedora.

Integrando o grupo de Roberta, a jornalista Débora Bordin completou o depoimento dizendo que os amigos sempre vão intercalando o álcool com água. “Cada um também avisa se estiver passando dos limites, então existe uma estratégia para todo mundo curtir de forma saudável”.

Professor, Teylor Fuchs também é do time do álcool, apesar de concordar que dá para aproveitar sem beber.

“Acho que dá para aproveitar bebendo como a gente costuma beber mesmo, sem exageros. A gente vem de transporte público ou de Uber, dá um jeito. Mas acho legal ter um espaço que apoie quem não bebe. Assim, todo mundo aproveita do jeito que acha melhor”, completa o professor.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias