ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 13º

Comportamento

No ano da Inteligência Artificial, como usá-la para aproveitar 2024?

Ferramentas podem ajudar nas metas de ano novo para aprender desde idiomas até criar aplicativos

Por Aletheya Alves | 06/01/2024 07:39
Imagem ilustrativa sobre a organização do ano usando de tecnologias. (Foto: Freepik)
Imagem ilustrativa sobre a organização do ano usando de tecnologias. (Foto: Freepik)

O uso de assistentes de Inteligência Artificial continua ganhando força, exemplo disso é a implementação da ferramenta em celulares a serem lançados durante o ano. Mas, para realmente conseguir aproveitar os benefícios da IA, é necessário entender como usá-la de forma inteligente.

Por isso, o Lado B  solicitou a dois assistentes de IA, o ChatGPT  e o Bard para que ensinassem a usá-los da melhor forma possível. confira as dicas abaixo:

ChatGPT

De acordo com a ferramenta, a forma mais inteligente de aumentar sua utilidade envolve 10 pontos. A partir dessas dicas, a ideia é que as outras etapas sejam colocadas em prática.

Nas “instruções”, a orientação é fazer perguntas específicas, sendo claro ao máximo na hora de questionar. Outro ponto é fornecer um contexto para que o modelo consiga entender melhor.

O terceiro ponto é fornecer feedbacks caso a resposta não se enquadre no que havia sido esperado. Nesse momento, o objetivo é fazer perguntas extras para refinar as respostas.

Além de perguntas, o ChatGPT também pode ser usado para explorar ideias, conceitos e teorias em formas de tópicos. Mas, em todas as situações, é importante verificar e confirmar as informações disponibilizadas.

Compreender a limitação da ferramenta é importante, conforme o assistente relata. Isso porque os dados e atualizações da versão gratuita vão até janeiro de 2022.

Mais do que se limitar ao chat, combinar suas respostas com livros, artigos e cursos também ajuda a aumentar seu uso. E, após adquirir suas informações, a dica é experimentar e colocar o conhecimento em prática.

O aprendizado com a ferramenta pode ser contínuo,“esteja aberto a novos tópicos e continue explorando áreas de interesse para um aprendizado contínuo e abrangente. Usar o ChatGPT de maneira inteligente significa aproveitar ao máximo a capacidade do modelo para obter informações precisas e relevantes, mas também estar ciente das suas limitações e buscar sempre aprimorar o conhecimento através de várias fontes”, pontua a IA.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Partindo dessas instruções iniciais, solicitamos que a IA criasse um plano para aprender coisas novas ao longo dos 12 meses.

Durante os três primeiros meses, a ideia sugerida é explorar tópicos gerais fazendo perguntas amplas sobre áreas de interesse ou curiosidades. “Exemplo: quais são os fundamentos da inteligência artificial ou qual é a história por trás da teoria quântica?”

De abril a junho, a ferramenta defende aprofundar em interesses específicos. “Como posso aplicar aprendizado de máquina em problemas do mundo real? Ou, qual é a influência da teoria quântica na computação?”.

Entre julho e setembro, o momento pode ser de desenvolver habilidades pedindo orientação ao ChatGPT. “Quais são os melhores recursos para aprender programação em Python? Ou como posso melhorar minhas habilidades de redação?”.

Para finalizar, entre outubro e dezembro, a ideia é criar um projeto ou aplicar os conhecimentos de forma prática. “Estou pensando em criar um aplicativo simples. Como posso começar? Ou qual é a melhor maneira de começar a escrever um conto?”.

Nas dicas gerais, a ferramenta reforça a necessidade de ser específico e experimentar abordagens diferentes.

Bard

Solicitando as mesmas instruções para usar o assistente de IA de forma mais produtiva, a resposta do Bard é focar em novos tópicos. “O  Bard pode ser uma ótima ferramenta para aprender sobre novos tópicos. Por exemplo, se você estiver interessado em aprender sobre a história do Brasil, você pode pedir ao Bard para fornecer um resumo do assunto ou para gerar uma lista de recursos para você”.

Em segundo lugar, a dica da IA é usá-la pensando em conteúdos criativos e, por último, para responder às perguntas de forma informativa.

Na parte de aprender algo novo durante o ano, as sugestões fornecidas pelo Bard são focadas em cada mês. Durante janeiro, o assistente sugeriu aprender sobre a história do Brasil e sobre a geografia nacional.

Em fevereiro, a indicação é focar na cultura brasileira, assim como a língua, incluindo gramática e vocabulário. Para março, a sugestão é aprender sobre um assunto de interesse pessoal, como programação, ciência, história ou literatura.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Confira abaixo as dicas para os outros meses do ano: 

Abril

  • Aprenda sobre um novo idioma, como o inglês, o espanhol ou o francês.

  • Aprenda sobre um novo software ou ferramenta, como o Google Docs, o Excel ou o Photoshop.

Maio

  • Aprenda sobre um novo país ou cultura, como os Estados Unidos, a China ou o Japão.

  • Participe de um evento de aprendizado, como um curso online ou uma palestra.

Junho

  • Aprenda sobre um novo hobby ou atividade, como esportes, música ou artes.

  • Volte a estudar um assunto que você já estudou no passado, mas que gostaria de aprender mais.

Julho

  • Aprenda sobre um assunto relacionado ao seu trabalho ou carreira.

  • Faça um networking com pessoas que trabalham em sua área de interesse.

Agosto

  • Aprenda sobre um assunto que você acha desafiador ou interessante.

  • Dê uma pausa nos estudos e concentre-se em relaxar e desfrutar da vida.

Setembro

  • Aprenda sobre um assunto que você acha importante ou relevante para o mundo.

  • Volte a um tópico que você já estudou, mas que gostaria de aprender de uma nova maneira.

Outubro

  • Aprenda sobre um assunto que você acha divertido ou interessante.

  • Participe de um desafio de aprendizado, como aprender uma nova palavra por dia ou ler um livro por semana.

Novembro

  • Aprenda sobre um assunto que você acha útil ou prático.

  • Faça um plano para usar o que você aprendeu no próximo ano.

Dezembro

  • Reflita sobre o que você aprendeu no ano passado.

  • Faça planos para continuar aprendendo no ano que vem.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Nos siga no Google Notícias