ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Odeir e os dogs Barão e Pedrinho são parceiros até para doar sangue

No dia 28 deste mês, tutores e seus pets poderão doar sangue no Hemosul durante campanha "Super Dupla"

Guilherme Henri | 19/03/2019 06:29
Odeir e Barão durante passeio (Foto: Acervo Pessoal)
Odeir e Barão durante passeio (Foto: Acervo Pessoal)

Pouca gente sabe, mas assim como nós, os cachorros também podem doar sangue para ajudar a salvar vidas de outros animais. O vira-lata “Pedrinho” e o pastor alemão “Barão”, por exemplo, são parceiros do tutor Odeir Estigarribia, de 29 anos, até na hora de doar sangue.

Pedrinho tem cerca de seis anos e foi adotado já grandinho. enquanto o pastor alemão está com a família há 4 anos. De quatro em quatro meses, os dois pets acompanham o tutor na coleta. Enquanto o adestrador de cachorros vai até o Hemosul. os cachorrinhos vão ao encontro do CHV (Centro de Hematologia Veterinária).

Odeir conta que sempre doou sangue e ficou sabendo da possibilidade da doação por cachorros há cerca de três anos por meio de colegas. Como trabalha com cachorros, ele buscou mais informações até encontrar o CHV em Campo Grande.

“Fiquei surpreso quando descobri sobre a doação de sangue de cachorro, mas resolvi leva-los até o CDH. Após vários exames, os dois foram autorizados a doar sangue”, disse.

O adestrador explica que a doação de sangue é bem semelhante a de humanos, com a diferença de que o tutor fica com os cachorros para ajudar a tranquiliza-los. “Não é nada agressivo e a sensação de estar ajudando a salvar vidas parece que é passada de mim para eles”, acredita.

E para que seus cães continuem doando, Odeir disse que cuida de perto para que a saúde dos dogs esteja sempre em dia. “O pessoal do CHV ajuda muito com isso, fornecendo hemogramas completos e também vitaminas”, conta. O mesmo cuidado vai para ele também, que é doador assíduo.

Pedrinho foi adotado por Odeir e tem cerca de 6 aninhos (Foto: Acervo Pessoal)
Pedrinho foi adotado por Odeir e tem cerca de 6 aninhos (Foto: Acervo Pessoal)

Campanha – Para estimular mais ações como esta, o CHV em parceria com o Hemosul realiza no próximo dia 28 deste mês o “Dia da Super Dupla”. O trailer deles ficará em frente ao Hemosul, de 8h às 17h.

O veterinário Jorge Alex, do CHV, explica que a doação por parte dos pets ajuda os que foram vítimas de acidentes, atropelamentos, ataques de animais peçonhentos como cobras e até problemas como doenças transmitidas pelo carrapato, insuficiência renal, intoxicações e outras situações de emergência.

Os critérios de doação de sangue humano são bastante conhecidos, o doador precisa estar com documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados de responsáveis) e pesar mais de 55 quilos. Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses e mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Existem também algumas doenças que impedem a doação, bem como o uso de medicamentos e a realização recente de vacinas. No dia, a pessoa precisa estar bem alimentada.

Já para os cachorros, precisam pesar mais de 25 quilos, ter entre um e oito anos de idade, nunca ter tido nenhuma doença infecciosa, estar vacinado e vermifugado, não tomar nenhuma medicação além dos vermífugos, não estar obeso e, no caso das fêmeas, não estar prenhe e nem no período de cio.

Para o dia da campanha, é necessário que o doador e o cão estejam acompanhados de mais uma pessoa. Assim, durante a doação do tutor, o cachorro terá companhia.

O atendimento será feito por ordem de chegada e o tempo de cada animal é de meia hora. Os cachorros que não forem atendidos durante a campanha, terão seu atendimento agendado com a unidade móvel do CHV.

O CHV é um Centro de Hematologia Veterinária especializado em coletar sangue de cães e gatos para salvar vidas de pets em procedimentos no estado de Mato Grosso do Sul e tem a única unidade móvel veterinária do Estado, dessa maneira, a doação pode ser feita em locais de fácil acesso aos proprietários dos pets doadores. Os exames de sangue de triagem serão realizados ali mesmo, em até 15 minutos.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias