ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Para não ver cães morrerem na rua, Márcia montou “albergue” canino

Comerciante quer fazer novas adaptações, mas teme ter de desmanchar o abrigo

Danielle Valentim | 05/09/2019 09:37
Gratos pelo acolhimento, eles ficam ao redor de Márcia como se a tratassem como “mãe”. (Foto: Danielle Valentim)
Gratos pelo acolhimento, eles ficam ao redor de Márcia como se a tratassem como “mãe”. (Foto: Danielle Valentim)

O animal doméstico mais prestigiado nas casas brasileiras, ainda sofre com o abandono. Para amenizar o problema onde mora, a comerciante Márcia Elaine Inácia Fernandes, de 54 anos, decidiu ajudar a sua maneira e, agora, quem passa pelo cruzamento da Rua Francisco José Abrão com a Rua Aladim, no Jardim Imperial se depara com um cercado diferente numa loja de serviços para motocicletas: é um albergue canino.

Sem ligar para a beleza, Marcia resolveu fechar parte de sua propriedade para acolher cães que estavam na rua passando fome, sede e ao relento em dias de sol forte ou chuva. Sem ajuda de ninguém, Márcia montou uma casinha que tem até piso e a ração servida é de marca de qualidade.

Os animais até dão uma voltinha durante o dia, mas agora têm onde passar a noite. “A cadelinha nova é a que mais sai”, conta.

A casinha tem até piso. (Foto: Danielle Valentim)
A casinha tem até piso. (Foto: Danielle Valentim)
A cadelinha mais nova é a que mais sai. (Foto: Danielle Valentim)
A cadelinha mais nova é a que mais sai. (Foto: Danielle Valentim)

O espaço tem uma parte coberta e em dias de chuva ou noites muito frias, a área de acolhimento se estende para a garagem do imóvel, que conta até com cobertores.

Ao Lado B, Márcia contou que começou o trabalho há pouco mais de um ano e nos últimos meses surgiu mais uma hóspede. O “albergue” já conta com quatro animais. “Antes eu ficava cuidando a loja e via eles ao relento. Eu ficava com muita dó, porque eles ficavam procurando a sombra da árvore”, conta.

Os cachorrinhos são dóceis e a reportagem entrou no espaço sem nenhum problema. Gratos pelo acolhimento, eles ficam ao redor de Márcia como se a tratassem como “mãe”.

Na foto aparece o Grandão. (Foto: Danielle Valentim)
Na foto aparece o Grandão. (Foto: Danielle Valentim)

Nem tudo são flores - A comerciante teme ter de desmanchar o cercado por conta de denúncias de outros moradores. “Tem gente que alega maus-tratos, mas aqui tem a parte coberta. Outros dizem que criança pode pôr a mão na grade e ser mordida, mas eles não avançam em ninguém. Como posso mal trata-los se aqui eles comem, matam a sede e dormem na casinha ou sob a cobertura? E agora não sei o que fazer”, questiona Márcia.

Umas das saídas, caso tenha de fechar o espaço, será levar os animais para uma chácara de sua propriedade. O problema é que a família só vai a passeio. Márcia é cuidadosa e limpa a área todos os dias, para o espaço não juntar fezes.

Os três primeiros são mãe e filhos, chamados de Menina, o Grande (por ser maior que o irmão) e o Nino. A quarta é novata e ainda está sem nome. O cruzamento é bastante movimentado e Márcia lembra que Nino já foi atropelado em meio ao fluxo de veículos da região.

Antes do acolhimento, Nino já tinha sido atropelado. (Foto: Danielle Valentim)
Antes do acolhimento, Nino já tinha sido atropelado. (Foto: Danielle Valentim)

A ideia de Márcia apesar de criticada por alguns, também recebe elogios. Afinal, o importante é tirar os bichinhos da rua. Mas para quem não pode fazer como a comerciante, alternativas são o que não faltam.

ONGs (Organizações Não Governamentais) de proteção animal tiram todos os dias muitos das ruas, cuidando após abandono e resgatando de canis clandestinos. Esse trabalho gera gasto e você pode ser um voluntário.

Confira lista que o Lado B montou com programas, grupos, ONGs e Instituições que fazem esse trabalho e que precisam de ajuda (Clique Aqui).

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias